
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que 49% dos brasileiros têm mais medo da volta de Jair Bolsonaro (PL) ao Palácio do Planalto do que da permanência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no comando do país. Já 41% dizem temer mais a continuidade do atual presidente.
Outros 5% afirmam ter receio de ambos, enquanto 2% dizem não temer nenhum dos dois no governo. Já 3% não souberam ou não responderam à pesquisa.
O temor em relação a Bolsonaro oscilou dois pontos percentuais para cima em comparação com agosto. Naquele mês, 47% diziam ter medo de seu retorno ao poder; agora, esse número chegou a 49%.
Pressão sobre Bolsonaro
O levantamento também aponta que 76% dos brasileiros defendem que Bolsonaro desista de disputar as eleições de 2026. Em agosto, esse índice era de 65%. Por outro lado, 19% acreditam que o ex-presidente deve insistir na candidatura, percentual que antes era de 26%. Outros 5% não souberam ou não responderam.
Entre os eleitores de direita que não se consideram bolsonaristas, o apoio à desistência subiu de 53% para 74%. Nesse grupo, apenas 25% acham que Bolsonaro deveria se manter candidato.
Mesmo entre seus apoiadores mais fiéis, o ex-presidente perdeu força. Em agosto, 66% dos bolsonaristas defendiam que ele se lançasse novamente à disputa. Agora, esse número caiu para 52%. Já os que preferem que ele apoie outro nome cresceram de 31% para 46%.
O levantamento da Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 12 e 14 de setembro. As entrevistas foram feitas presencialmente. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.