O pecado mortal dos organizadores do Prêmio Jabuti

Atualizado em 21 de novembro de 2012 às 20:38

O jurado Rodrigo Gurgel, admirador de Olavo Carvalho, era um acidente à espera de acontecer

A estatueta do Prêmio Jabuti

Fui tentar entender o que estava por trás da confusão em torno do prêmio literário Jabuti. Basicamente, um jurado cometeu um desatino. Deu nota baixíssima a concorrentes que ele não queria que vencessem e nota altíssima a um novato.

Poucos minutos de pesquisa me bastaram para ver onde estava o problema. Não no jurado desequilibrado – mas em quem o colocou no júri. Qualquer prêmio começa na escolha das pessoas que vão fazer o julgamento. O pecado original dos organizadores do Jabuti foi dar poder a um pseudointelectual claramente despreparado.

Embora haja reserva em relação ao nome, são enormes os sinais de que o julgamento absurdo foi cometido por um ensaísta, aspas, chamado Rodrigo Gurgel.

Gurgel tem um blogue literário, e naveguei algum tempo por ele. O blogueiro parece viver num mundo paralelo, em que Olavo de Carvalho é um pensador de grande estatura e Reinaldo de Azevedo um articulista brilhante.

Se é que é possível, Gurgel está à direita de ambos. Se não bastassem todos os defeitos de sua visão literária e ideológica, Gurgel agrega um fundamentalismo cristão que parece muito mais com os inquisidores do que com Cristo.

É intolerante, raso, preconceituoso. Um conservador da pior espécie: aquele que defende, a porretadas, privilégios e injustiças. Se vivesse na França do final do século 18, estaria alinhado com a nobreza e o alto clero.

Ele se apresenta como ensaísta de um jornal literário chamado Rascunho. Perdi a vontade de conhecer o Rascunho ao ler Gurgel.

Gurgel faz parte de um pequeno grupo de escrevinhadores de extrema direita, composto de pessoas em que a estridência é inversamente proporcional ao poder de persuasão e de influência. É gente que se autolouva, perde todas as eleições, afugenta indecisos e converte convertidos.

Não sei como Gurgel não tem mais espaço na grande mídia, cujos colunistas e entrevistados defendem, quase sempre, posições parecidas com as dele.

Gostaria de saber qual a lógica dos organizadores do Jabuti para tê-lo ali entre os jurados. Em inglês, há um termo que define precisamente pessoas com o perfil dele: acidentes waiting to happen. Rodrigo Gurgel era um acidente à espera de acontecer.

Aconteceu.