“O pior analfabeto é o analfabeto político”: Uma entrevista com Bertolt Brecht. Por Camila Nogueira

“Muitos juízes são absolutamente incorruptíveis; ninguém consegue obrigá-los a fazer justiça.”

Bertolt Brecht foi um poeta, dramaturgo e diretor de teatro alemão, conhecido principalmente pela Ópera dos Três Vinténs. A obra foi adaptada para o cinema três vezes. A música “Mack the Knife”, vinda do musical, é um clássico do jazz, e foi gravada por artistas como Frank Sinatra, Louis Armstrong, Bobby Darin, Ella Fitzgerald, Robbie Williams e Michael Buble. Brecht, um socialista fervoroso, é nosso convidado para mais uma “Conversa com Escritores Mortos”. 

Herr Brecht, o senhor foi um entusiasta das ideias marxistas e sempre se manteve ligado à política, não é?

Sempre fui politizado, pois só podemos mudar a realidade quando somos instruídos por ela. Devo acrescentar que, para mim, o pior analfabeto é o analfabeto político.

É mesmo? Por que?

Ele não ouve, não fala, nem participa de eventos políticos. Ele não sabe que o custo da vida, o preço do arroz, do peixe e da farinha, do aluguel, dos sapatos e da medicina, tudo isso depende de decisões políticas. O analfabeto político é tão estúpido que é com orgulho que afirma odiar política. O imbecil não imagina que é da ignorância política que nascem as crianças abandonadas, os piores ladrões de todos, as prostitutas, os maus políticos, corruptos e lacaios de empresas multinacionais e nacionais.

Por falar em prostitutas e ladrões, Herr Brecht, não posso deixar de pensar em sua vasta obra teatral. Sua colaboração musical mais famosa foi Die Dreigroschenoper, a Ópera dos Três Vinténs – com Kurt Weil –, uma adaptação de Ópera dos Mendigos de John Gay. O protagonista, Macheath – ou Mack the Knife – é um anti-herói com, por assim dizer, um código moral bem questionável. Não desejo ser indiscreta, mas gostaria de saber se o senhor simpatiza com seu personagem?

O bastante para parafraseá-lo – Não sei o que é pior: Roubar um banco ou fundá-lo.

Essa é uma verdade incontestável.

Tenho para mim que a única verdade realmente incontestável é que a vida é uma vadia e então você morre.

Que verdade mais pessimista…

Mas é uma verdade. A maior parte das pessoas teme a morte, e eu lhes diria uma única coisa – Temam menos a morte do que a vida insuficiente.

O senhor disse certa vez que, “do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama de violentas as margens que o comprimem”. Que margem são essas?

A justiça é uma delas. A justiça é simples e solenemente feita para a exploração daqueles que não a compreendem ou daqueles que, em situação miserável, são impedidos de obedecê-la. Os tribunais sofrem desse mesmo problema; muitos juízes são absolutamente incorruptíveis: ninguém consegue obrigá-los a fazer justiça.

Quais medidas o senhor acha que devem ser tomadas para remediar essa situação tão desigual?

Em primeiro lugar, alimentar os pobres. Para quem está bem de vida, falar de comida não é nada demais. É compreensível: Eles já comeram.

Hmmm…

Algumas pessoas acham que possuem a missão de purificar os pobres dos sete pecados. Mas deveriam alimentá-los, e então dar início à pregação – caso contrário, que proclamem sua adorável filosofia, mas esperem pelo pior. Todos aqueles que limitam-se a rezar deveriam perceber, de uma vez por todas, que o mundo continua girando. Primeiro vem a comida e depois a moral.

Camila Nogueira

Aos 19 anos, Camila Nogueira estuda Letras na USP. Já aos 10 anos, constatou que seus maiores interesses na vida consistiam em sua família, em cerejas e em Machado de Assis. Em uma etapa posterior, adicionou à sua lista ópera italiana e artistas coreanos.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Camila Nogueira

Recent Posts

Fake news: Governo Lula não pagou por show de Madonna

O governo federal desmentiu informação falsa, que vem sendo compartilhada em redes sociais, de que teria patrocinado…

42 minutos ago

Quase 850 mil são atingidos diretamente por catástrofe no RS

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem…

1 hora ago

Dono de Mercedes que tirava racha, matou 2 e deixou bebê paraplégico vive impune

O acidente na Rodovia Imigrantes, em 2018, deixou um rastro de destruição e dor para…

1 hora ago

Com mensagem do Papa e visitas de Lula, RS registra 78 mortos após tragédia

O Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia sem precedentes, com 78 mortos e 105…

2 horas ago

Governo federal reconhece calamidade pública em 336 municípios do RS

O Governo Federal reconheceu calamidade pública em 336 municípios do Rio Grande do Sul devido…

3 horas ago

Contrariando evidências, motorista do Porsche diz que só bebeu água antes de acidente

Cerca de sete horas antes de ter sua prisão preventiva decretada, Fernando Sastre Filho revelou…

3 horas ago