O plano do governo Lula para conquistar eleitorado evangélico em 2024

Atualizado em 20 de dezembro de 2023 às 17:55
Lula durante discurso em igreja. Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

O governo Lula está traçando uma estratégia multifacetada para conquistar o apoio dos eleitores evangélicos em 2024, segundo a CNN Brasil. Uma pesquisa Datafolha aponta uma resistência considerável desses eleitores ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os evangélicos representam 28% do eleitorado brasileiro, tornando-se um segmento crucial para as eleições municipais do próximo ano.

Uma das principais iniciativas do governo será um programa do Ministério do Desenvolvimento Social, que visa permitir a atuação das igrejas evangélicas em comunidades, facilitando o encaminhamento de programas sociais como o Bolsa Família, benefícios previdenciários e o “Minha Casa, Minha Vida”. O protocolo de intenções já foi assinado, e uma reunião técnica com líderes evangélicos está agendada para 14 de janeiro.

O levantamento realizado pelo Ministério sobre a atuação social de grupos ligados às igrejas servirá como base para essa estratégia. Líderes do PT associados aos evangélicos acreditam que essa iniciativa proporcionará uma narrativa positiva aos candidatos do partido.

Outro ponto a ser explorado será a defesa do Palácio do Planalto na inclusão, na Reforma Tributária, da extensão de impostos das igrejas para “associações beneficentes e assistenciais”. O pastor Paulo Marcelo Schallenberger, conselheiro de Lula, afirmou em entrevista à CNN que essa abordagem é crucial para dialogar com a base bolsonarista, que não é facilmente alcançada pelo discurso progressista.

O pastor Paulo Marcelo Schallenberger. Foto: reprodução

Schallenberger também está trabalhando em um projeto para legalizar igrejas autônomas que atuam em comunidades, permitindo que recebam recursos privados para ações sociais. Essa estratégia foi concebida para contornar possíveis resistências de grandes agremiações religiosas consideradas antipetistas.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), uma figura destacada entre os evangélicos, enfatiza a importância de dialogar com esse setor para expandir o acesso a programas sociais essenciais. Ela destaca a necessidade de parcerias para ampliar o alcance de iniciativas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e o Desenrola.

No entanto, o desafio de dialogar com os evangélicos foi reconhecido pelo presidente Lula durante a recente Conferência Eleitoral do PT. Em seu discurso, Lula questionou se o partido está falando o que o povo quer ouvir e destacou a importância de aprender com a população, especialmente os evangélicos. Ele reforçou a necessidade de retomar o “trabalho de base”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link