“O povo brasileiro precisa ser respeitado”, diz Lula em meio ao tarifaço de Trump

Atualizado em 12 de julho de 2025 às 13:31
O presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) se manifestou neste sábado (12) nas redes sociais, afirmando que “o povo brasileiro precisa ser respeitado”, em meio à crise provocada pela nova política tarifária dos Estados Unidos.

A declaração foi publicada no X após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, medida que acirrou tensões comerciais e políticas entre os dois países.

“A justiça brasileira precisa ser respeitada. Somos um país grande, soberano e de tradições diplomáticas históricas com todos os países. O Brasil vai adotar as medidas necessárias para proteger seu povo e suas empresas”, destacou Lula, reforçando que a questão “é sobre respeito e soberania”.

Na última sexta-feira (11), Lula também elevou o tom contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusando-os de envolvimento na pressão internacional que culminou nas tarifas impostas por Trump.

“Aquela coisa covarde [Jair], que preparou um golpe neste país, não teve coragem de fazer, está sendo processado, vai ser julgado e mandou o filho dele para os Estados Unidos pedir para o Trump fazer ameaça: ‘Ah, se não liberarem o Bolsonaro, vou taxar vocês’”, disse Lula.

“A coisa mandou o filho, que era deputado, se afastar da Câmara pra ir lá para os Estados Unidos, ficar pedindo: ‘Ô Trump, pelo amor de Deus, Trump, salva meu pai, não deixa meu pai ser preso’”, completou o petista.