O powerpoint do Estadão. Por Moisés Mendes

Atualizado em 31 de março de 2026 às 13:10
Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad. Foto: Reprodução

O Estadão mantém essa chamada na capa da versão online desde ontem pela manhã:

“Haddad só bate Tarcísio entre jovens e idosos, mais ricos e mais escolarizados, aponta Atlas/Estadão”

É uma chamada tipo powerpoint da Andréia Saddi, porque a palavra “só” não faz sentido. Como “só” entre jovens, idosos e mais escolarizados? Só isso? O vasto contingente de jovens, idosos e mais escolarizados fica resumido a um “só” na capa do Estadão?

Estadão distorce pesquisa para favorecer Tarcísio de Freitas. Foto: Reprodução

E ainda faltou dizer no título o que talvez seja o mais importante: que Haddad vence o extremista moderado na capital, com 47,4% das intenções de voto, contra 41,5% do bolsonarista.

Entre os eleitores de 16 a 24 anos, Haddad lidera com 40,5%, enquanto Tarcísio marca 33,6%.

A pesquisa informa: Tarcísio domina as faixas etárias intermediárias e atinge sua maior vantagem entre 45 e 59 anos, com 63,9% contra 28,4% de Haddad.

Resumindo: o tiozão do zap é o perfil clássico do eleitor de Tarcísio e do bolsonarismo em geral. Sua síntese é o tio de camiseta amarela que aparece na Paulista nas aglomerações do Malafaia.

(Vejam o detalhe dos “mais ricos” na manchete. Tem powerpoint em todos os formatos.)

Moisés Mendes
Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/