
O Papa Leão 14 enviou um rosário com a medalha oficial de seu papado ao Padre Júlio Lancellotti após a suspensão das missas transmitidas ao vivo pelo religioso em São Paulo. O presente foi encaminhado por meio do advogado Raphael Costa, que teve audiência com o pontífice no Vaticano, no final de semana. Com informações da Mônica Bergamo, na Folha.
Raphael Costa esteve no Vaticano para participar de eventos comemorativos aos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé. Durante o encontro, ele entregou ao papa uma carta escrita por padre Júlio, na qual o sacerdote relatava aspectos de sua atuação pastoral junto à população em situação de rua.
Segundo o advogado, ao apresentar a carta, fez um breve relato sobre o trabalho desenvolvido pelo religioso. “Na hora de entregar, eu fiz um breve relato de todo o trabalho social realizado pelo padre Júlio na Pastoral do Povo da Rua. O papa disse que já tinha ouvido falar da atuação do pároco e me pediu para encaminhar o rosário para ele”, afirmou.
O rosário enviado traz a medalha oficial do papado de Leão 14. De acordo com Raphael Costa, o gesto foi interpretado como uma manifestação simbólica de atenção ao trabalho realizado pelo padre no Brasil, especialmente no atendimento à população vulnerável nas ruas da capital paulista.

No fim de 2025, o cardeal dom Odilo Scherer determinou que padre Júlio deixasse de transmitir missas ao vivo e suspendeu suas atividades nas redes sociais. A Arquidiocese de São Paulo também ordenou a realização de uma auditoria financeira na paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, onde o religioso atua há cerca de 40 anos.
À coluna, padre Júlio afirmou que se surpreendeu com o envio do rosário. “É uma praxe do papa entregar um rosário para quem o visita. O que não esperava é que enviasse um pra mim também”, declarou. O sacerdote disse ainda que prefere não divulgar o conteúdo da carta enviada ao pontífice, por se tratar de correspondência pessoal.