O presente entregue a Lula depois da noite na Sapucaí

Atualizado em 17 de fevereiro de 2026 às 7:57
Eduardo Cavaliere, Francis Kéré, Lula e Eduardo Paes. Foto: Ricardo Stuckert

No auge do Carnaval na Marquês de Sapucaí, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um presente simbólico que ultrapassa a folia: uma maquete de barro da futura Biblioteca dos Saberes, projeto cultural que pretende celebrar a herança afro-brasileira na região da Praça Onze, no Rio de Janeiro. Ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD) e do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), Lula foi apresentado à proposta que integra o conjunto de revitalização urbana chamado Praça Onze Maravilha, estimado em cerca de R$ 1,75 bilhão.

Idealizada pelo arquiteto Francis Kéré, vencedor do Prêmio Pritzker, a Biblioteca dos Saberes será um dos maiores equipamentos culturais da cidade nas próximas décadas, com mais de 40 mil metros quadrados. O edifício terá cobogós, pilotis e jardins suspensos, combinando monumentalidade e leveza arquitetônica.

O espaço será dedicado à memória, ao conhecimento e às expressões populares, reunindo teatro, anfiteatro, cozinhas, salas de estudo e áreas expositivas. No centro da construção, uma torre circular aberta à luz natural simbolizará a universalidade do conhecimento e a conexão entre cultura e transformação social.

Projeto da Biblioteca dos Saberes. Foto: reprodução

Durante a apresentação do projeto, em novembro de 2025, Kéré destacou o caráter inclusivo da futura biblioteca. “Pretendemos que este projeto promova um espaço de diálogo e reflexão. Desejamos que as pessoas se reúnam para ouvir e compreender a história do Brasil, os acontecimentos que nos trouxeram até aqui e como nos construímos como nação. Este é o cerne do projeto. Um local onde todos se sintam acolhidos, como em um terraço”, afirmou.

A biblioteca será construída no Terreirão do Samba, ao lado do monumento a Zumbi dos Palmares, no território conhecido como Pequena África, onde nasceram o samba e parte fundamental da identidade cultural carioca. O projeto também integrará acervos de iniciativas como o Museu de Imagens do Povo e adotará modelos de mediação cultural inspirados em experiências internacionais.

Projeto da Biblioteca dos Saberes. Foto: reprodução

Lula no Carnaval carioca

A agenda de Lula no Rio incluiu ainda a presença no desfile da Acadêmicos de Niterói, que apresentou enredo inspirado em sua trajetória política. O presidente acompanhou a apresentação de um camarote da prefeitura e depois utilizou as redes sociais para agradecer a recepção nas cidades que visitou durante o Carnaval.

“Tive a honra e a alegria de acompanhar o desfile da Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Muita emoção”, afirmou.

Lula também destacou o impacto econômico e cultural da festa. “O Rio é uma referência mundial de Carnaval e de turismo. A Marquês de Sapucaí mostra ao planeta a força das nossas escolas de samba, a criatividade do nosso povo e a capacidade que o Brasil tem de transformar cultura em desenvolvimento, emprego e renda”, disse. “Tenho muito orgulho de ver o Brasil brilhando assim para o mundo inteiro”, completou.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.