O primeiro recado de Maduro desde a prisão nos EUA: “Estamos bem, somos lutadores”

Atualizado em 11 de janeiro de 2026 às 7:58
Maduro nos EUA, após ser sequestrado em Caracas

O primeiro comunicado de Nicolás Maduro desde que foi levado para os Estados Unidos após sua captura foi divulgado pelo filho do ex‑líder venezuelano, Nicolás Maduro Guerra, conhecido como Nicolasito.

A mensagem, compartilhada em vídeo pelo Partido Socialista Unido da Venezuela, buscou transmitir que o ex‑presidente está “bem” e com espírito de luta, apesar de estar detido enfrentando um processo judicial por narcotráfico em Nova York.

Segundo Maduro Guerra, os advogados informaram à família que Maduro está forte e que ele mesmo teria dito: “Não fiquem tristes, nós estamos bem, somos lutadores”. O filho falou da fala do pai em um ato do partido na Venezuela, afirmando que o ex‑presidente se apresentou como alguém resistente diante da prisão.

No discurso, Maduro Guerra enfatizou a necessidade de unidade entre os chavistas, criticou os que tentaram derrubar o pai e pediu confiança nos líderes que permanecem no poder, como a presidente interina Delcy Rodríguez e o chefe do Parlamento, Jorge Rodríguez. Ele afirmou que mesmo diante da situação difícil, a estrutura do movimento continua sólida e unida.

#MUNDO| El hijo del presidente Nicolás Maduro, Nicolás Maduro Guerra, aseguró que su padre está “bien” en Estados Unidos, donde está encarcelado y responde a un juicio por narcotráfico.

“Los abogados nos han dicho que está fuerte. Dijo que no estemos tristes, que ‘nosotros… pic.twitter.com/yaE3GBLXw4

— ÚltimaHoraCaracol (@UltimaHoraCR) January 11, 2026

“Hoje não estamos quebrados, estamos inteiros, estamos sólidos. O que estamos é tristes e alguém se expressa, chora”, disse o filho do ex‑presidente, ressaltando que é preciso seguir firmes e manter a coesão interna, mesmo em meio à adversidade. Ele apelou para que ninguém abandone a luta e concluiu com um chamado à resistência e apoio à família.

“(Hugo) Chávez nos disse que é preciso manter a unidade. A força do chavismo está na unidade. E aconteça o que acontecer, mantenham a unidade entre nós”, continuou Nicolasito.

“Eu disse a mim mesmo: ‘Nico’, e com a voz do meu pai: ‘O que você quer que eu faça?’. E eu respondi: juntem‑se a eles, unam‑se, não deixem que nada os separe”.

E concluiu: “Vamos vencer, que viva a pátria e que viva Caracas. Que viva Nicolás e que viva Cilia”.