O programa do DCM na TVT: 5 meses de entrevistas, polêmicas e vídeos pirateados e viralizados. Por Zambarda

Atualizado em 21 de outubro de 2016 às 12:18
Ciro no DCM na TVT: viralizando
Ciro no DCM na TVT: viralizando

 

Desde junho de 2016, o Diário do Centro do Mundo estabeleceu uma parceria com a TVT, a TV dos Trabalhadores, para a produção de um programa.

O projeto semanal gerou cerca de meio milhão de visualizações no YouTube — isso sem contar as cópias “piratas” que circulam na internet e sobre as quais não temos o menor controle.

Já trouxemos entrevistas com os principais nomes da esquerda contemporânea brasileira, incluindo Dilma Rousseff, Ciro Gomes, Fernando Haddad, Orlando Silva, Vanessa Grazziotin, Roberto Requião, Luiza Erundina, Jean Wyllys, Renato Janine Ribeiro, Aldo Fornazieri e Guilherme Boulos, além dos jornalistas Glenn Greenwald, Luís Nassif e Fernando Morais.

O programa cobriu a reta final do impeachment, a votação no Senado, questionou Dilma sobre Eduardo Cunha, discutiu as eleições municipais, além de conversar com advogados e juristas sobre a Lava Jato e Lula.

Filósofos como Mario Sergio Cortella e Vladimir Safatle mostraram o Brasil rachado e a ascensão de um fascismo tupiniquim. Tico Santa Cruz contou que queria ser convidado para ir à CPI da Rouanet.

Ao todo, só os programas DCM na TVT somam 475.258 mil pageviews. As visualizações se somam a mais 650 mil dos documentários e mais de 250 mil dos vídeos de protestos que gravamos nas ruas. O canal Diário do Centro do Mundo no YouTube tem 1,5 milhão de visualizações ao todo.

Mas o DCM na TVT não está restrito à grade da TVT ou ao YouTube.

A entrevista com Ciro Gomes, em junho, viralizou e chegou a correntes de WhatsApp quando ele afirmou que sequestraria o ex-presidente Lula se ele for vítima de uma prisão injusta. A repercussão chegou ao blog Coluna Esplanada, do jornalista Leandro Mazzini, dentro do portal UOL, e a colunistas de direita, que reagiram com a histeria esperada.

Todos os vídeos envolvendo Ciro ultrapassaram 100 mil pageviews e se consolidaram com a entrevista de maior audiência do Diário no YouTube. A entrevista exclusiva com Dilma chegou a 46 mil visualizações.

A equipe do DCM na TVT divulga teasers dos programas com duração entre 1 e 3 minutos. No domingo, às 20h30, o programa na íntegra vai ao ar na emissora, com duração de meia hora.

O DCM na TVT tem dois blocos de entrevistas, a leitura das notícias da seção Essencial e textos do site.

Em 24 edições, o DCM na TVT manteve o foco na política, sob diferentes nuances. Fernando Morais contou como Fernando Henrique Cardoso enxerga José Serra (mal), enquanto Glenn Greenwald comparou a imprensa brasileira com o sensacionalismo e a manipulação reacionária da mídia americana nas guerras do Afeganistão e do Iraque.

Os manifestantes presos arbitrariamente em São Paulo antes de um protesto “Fora Temer” revelaram que havia um agente infiltrado entre eles.

Nassif explicou como a Globo mantém o comando entre as empresas de comunicação no Brasil sem citar a palavra “xadrez” nem uma vez. O ex-ministro da Justiça de Dilma, Eugênio Aragão, comparou os métodos da Lava Jato com os do nazismo.

A apresentação é de Marcelo Godoy e a direção de Max Alvim. O diretor de programação da TVT é Antônio Jordão Pacheco e o diretor de jornalismo é Luiz Parise. Se você ainda não conhece, convido-o a exprimentar o programa direto em nossa playlist exclusiva. Abaixo, alguns destaques direto do túnel do tempo: