“Exaltados e inadequados”: O pronunciamento da Air France sobre expulsão de família da Bahia em avião

Atualizado em 19 de janeiro de 2026 às 18:22
Comandante dá ultimato a passageiros da Bahia. Foto: Reprodução

A Air France se manifestou sobre a retirada de uma família da Bahia da classe executiva de uma aeronave na última quarta (14). O caso ocorreu no voo AF562, que partida do aeroporto Paris–Charles de Gaulle com destino a Salvador, na Bahia.

Segundo a companhia, a tripulação decidiu desembarcar quatro passageiros antes da decolagem após um comportamento considerado inadequado, que causou atraso e gerou desconforto a outros clientes. De acordo com a empresa, o problema começou ainda no portão de embarque.

Um dos passageiros, que havia comprado originalmente bilhete na Premium Economy, foi informado de que um upgrade adquirido no dia do voo para a Classe Executiva não poderia ser mantido. A razão foi a inoperância de um assento na cabine executiva, que precisou ser destinado a um cliente que havia comprado passagem nessa classe desde a reserva.

A Air France afirmou que, nesses casos, aplica critérios previstos, como prioridade para passageiros que adquiriram o bilhete originalmente na Classe Executiva e clientes com maior status no programa de fidelidade.

A empresa disse que ofereceu assentos na Premium Economy, conforme os bilhetes originais. Ainda assim, os passageiros optaram por manter três assentos na Classe Executiva, relativos a upgrades confirmados, e um assento na Premium Economy, já que um dos upgrades não pôde ser realizado.

Após o embarque, segundo a companhia, os quatro passageiros passaram a adotar uma postura “extremamente exaltada e inadequada” em relação à tripulação. A empresa disse que, mesmo após explicações e pedidos do comandante para que a situação fosse resolvida de forma tranquila, o comportamento persistiu.

Em nota, a Air France disse que decidiu retirar o grupo da aeronave com base na legislação internacional e para preservar a segurança da operação. A companhia aérea ainda disse que “a segurança de seus clientes e tripulantes é prioridade absoluta” e que decisões como essa são tomadas sempre com esse princípio.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.