O que acontece a Lula e à família dele é uma brutalidade que me atormenta. Por Afrânio Silva Jardim

Lula, com netos e a bisneta

PUBLICADO ORIGINALMENTE NO FACEBOOK DO AUTOR

A propósito da declaração do filho do ex-presidente Lula, Fábio Lula da silva – “Ele tem 73 anos e está numa solitária por um crime que não cometeu. E nós acabamos presos com ele”, diz. “A perseguição ao meu pai se estende a nós”.

Tudo isso é um grande absurdo. Lula e também sua família vivem um inferno. Lula está sendo castigado por ter feito o bem, por ter demonstrado que é possível distribuir renda até no capitalismo !!!

Lula nunca foi dono do triplex. Todos sabem disso. Não consigo admitir que isto esteja ocorrendo com o maior líder popular de toda a história do Brasil .

Já disse várias vezes: com este sistema de justiça criminal, não faz qualquer sentido lecionar Direito Processual Penal. Estou louco para ser deferida a minha aposentadoria, já requerida.

Repudio todos os que foram e são, direta ou indiretamente, responsáveis pela condenação e prisão do ex-presidente Lula. Não vejo boa-fé em muitos dos juízes, desembargadores e ministros que atuaram nos vários processos do ex-presidente Lula.

Lula não é acusado de crimes políticos, mas as suas condenações e prisão são políticas, baseadas em juízos de oportunidade e conveniência. Avaliações estas nada republicanas e possivelmente lastreadas em interesses escusos …

Não consigo ficar indiferente às injustiças que chegam ao meu conhecimento. Não consigo ficar indiferente diante da brutalidade de isolar o Lula, por um ano, em uma pequena sala da Polícia Federal. Que sentido faz isso ???

Depois de tê-lo abraçado no cativeiro, a minha indignação não tem limites. Atormenta-me a impotência; atormenta-me nada de concreto poder fazer para trazer o Lula para o convívio social, para juntos de seus filhos, netos e bisneta.

Fico enojado quando sou informado de que o Ministério Público Federal apelou da segunda condenação do Lula, pugnando por um aumento absurdo de sua pena, em total insensibilidade e em desacordo com a mais comezinha teoria do delito.

O punitivismo, disseminado pela grande imprensa empresarial, está criando uma verdadeira angústia em todos os que têm um mínimo de senso de justiça e humanidade.

.x.x.x.

Afranio Silva Jardim, professor associado de Direito da Uerj.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!