Destaques

O que as Forças Armadas podem fazer para salvar Bolsonaro. Por Moisés Mendes

O presidente Jair Bolsonaro, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
Imagem: Marcos Corrêa/PR

Esta semana, o ministro Dias Toffoli disse que os outros poderes não podem continuar aceitando as “atitudes dúbias” de Bolsonaro, ao falar da necessidade de diálogo e respeito entre Executivo, Legislativo e Judiciário.

Nesta sexta-feira à noite, Bolsonaro, o vice-presidente, Hamilton Mourão, e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, largaram uma nota que pode ser considerada dúbia. Eles afirmam:

“As Forças Armadas do Brasil não cumprem ordens absurdas, como p. ex. a tomada de poder. Também não aceitam tentativas de tomada de poder por outro Poder da República, ao arrepio das leis, ou por conta de julgamentos políticos”.

A primeira frase parece deixar claro que as Forças Armadas não darão um golpe. Já a segunda frase diz que as Forças Armadas não aceitam que um poder tome outro poder, com um detalhe: por conta de “julgamentos políticos”.

As duas frases se completam? Pode-se ler que Bolsonaro não mandaria, por exemplo, as Forças Armadas tomarem o Judiciário, porque as Forças Armadas não querem saber de golpes.

Mas há quem leia de outro jeito (até porque as Forças Armadas não são poder). Há quem leia que Bolsonaro acha que o Judiciário é que, com seus julgamentos, usurpa o poder do Executivo.

O detalhe decisivo da nota é o que diz que as Forças Armadas não aceitam “julgamentos políticos”. De quem? Do Supremo e do Tribunal Superior Eleitoral, que podem encaminhar logo o desfecho de processos que envolvem Bolsonaro e agora envolvem também, na questão eleitoral, o próprio Mourão.

A nota diz ainda que as Forças Armadas “estão sob a autoridade suprema do presidente da República, de acordo com o artigo 142 da Constituição Federal”.

Bolsonaro precisa reafirmar que as Forças Armadas estão sob as ordens dele? Que insegurança leva Bolsonaro a dizer isso? Ou Bolsonaro estaria ameaçando que pode acionar as Forças Armadas para defesa da pátria, garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem?

Há na nota uma série de ameaças. Bolsonaro conta agora com o apoio de Mourão, que começa a se afastar da possibilidade do impeachment de Bolsonaro e que, como vice, poderia favorecê-lo.

O que está mais perto de Mourão e de Bolsonaro é a cassação da chapa e a anulação da eleição de ambos, o que parecia improvável até pouco tempo.

O certo é que Bolsonaro e os militares foram acossados pelas últimas manifestações do Supremo, com falas e decisões fortes de Luiz Fux, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Luis Roberto Barroso.

Com a nota, não se sabe direito o que afinal as Forças Armadas poderiam fazer para salvar Bolsonaro e o governo, nesse duelo com o Judiciário. É a realidade.

O melhor seria se, nesse contexto ruim para Bolsonaro e seu entorno, as Forças Armadas tentassem se salvar.

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Moisés Mendes

Recent Posts

50% aprovam o trabalho de Lula, diz Quaest

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) revela que 50% dos entrevistados aprovam o desempenho do…

2 horas ago

MPE se manifesta contra cassação e defende absolvição de Moro

O Ministério Público Eleitoral enviou um parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite da…

2 horas ago

Foco é buscar vítimas, mas não dá para esconder omissão no RS. Por Leonardo Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto Neste momento, a prioridade é atender e resgatar as vítimas da tragédia…

2 horas ago

Nego Di espalha fake news de que governo estaria fiscalizando barcos em ações de resgate no RS

O influenciador Nego Di utilizou seu perfil nas redes sociais para compartilhar a informação falsa de que…

3 horas ago

ANTT desmente fake news bolsonarista e garante fluxo livre de donativos para o RS

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio de uma nota, desmentiu as fake…

3 horas ago

Com ventos de até 100 km/h, RS tem alerta para chuvas, frio e tempo instável nesta quarta

O tempo no Rio Grande do Sul deve continuar instável e frio nesta quarta-feira (8).…

4 horas ago