O que é a antena Haarp, que os bolsonaristas dizem fazer chover

Atualizado em 29 de novembro de 2022 às 21:11
Bolsonarista diz que antenas do projeto Haarp fazem chover no Brasil. Foto: Reprodução

Bolsonaristas têm uma nova teoria da conspiração: as antenas do projeto Haarp (High Frequency Active Auroral Research Program) são uma arma geofísica dos Estados Unidos. Durante um ato golpista, uma apoiadora do presidente divulgou a nova teoria:

“Os caras estão mandando chuva aí… Harp, são poucos hoje os que não sabem o que são antenas Haarp, viu. O povo não é mais besta. A gente sabe que é antenas Haarp e que a chuva e esse tempo não é por causa de aquecimento global nem peido de vaca, são antenas Haarp” (sic).

Ao contrário do que diz a bolsonarista, o projeto Haarp, ou Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência, é um trabalho da Força Aérea dos Estados Unidos junto da Marinha e da Universidade do Alasca. O objetivo é “entender, simular e controlar os processos ionosféricos que poderiam mudar o funcionamento das comunicações e sistemas de vigilância”.

O sistema foi elaborado em 1993 para entender a atividade de transmissões de ondas de rádio na camada superior da atmosfera. O governo americano quer explorar as possibilidades de comunicação e navegação na ionosfera. O projeto teve fim em 2014.

Bolsonaristas e outros teóricos da conspiração acreditam que os Estados Unidos estão tentando manipular a baixa atmosfera terrestre, movimentar placas tectônicas, mudar a temperatura atmosférica e também o nível de radiação que passa pela camada de ozônio.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.