O que é a iniciativa global de defesa do trabalho digno, lançada por Lula e Biden nesta quarta

Atualizado em 20 de setembro de 2023 às 12:09
Presidente Lula e Joe Biden. (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira, 20 de setembro, acontecerá um marco na história das relações laborais globais: os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Joe Biden, assinarão a “Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras” em Nova York. Esta colaboração busca enfrentar desafios emergentes no mundo do trabalho, especialmente na economia digital.

Um Olhar Sobre a Primeira Parceria Bilateral para Direitos Trabalhistas

Pela primeira vez, o Brasil e os Estados Unidos se unem para defender direitos trabalhistas e oferecer capacitação sobre esses direitos. “Essa é uma oportunidade única para a juventude e a sociedade entenderem que é possível ter um trabalho digno”, destacou o presidente Lula.

Agenda de Justiça e Sustentabilidade na Economia Global

Ambos os países vão colaborar estreitamente com organizações sindicais e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para promover a justiça social e o desenvolvimento sustentável, assegurando que o crescimento econômico seja inclusivo.

Objetivos da Parceria Brasil-EUA

O acordo tem múltiplas vertentes, incluindo: Educação pública sobre direitos trabalhistas; Transição para fontes limpas de energia com empregos de qualidade; Agenda global em instituições como G20, COP 28 e COP 30; Cooperação técnica relacionada ao trabalho; Direitos trabalhistas na economia digital e Impacto nos Empregos e Iniciativas Anteriores.

Com base em uma longa história de colaboração bilateral, esta parceria tem o potencial de criar mais de 1,2 milhão de empregos, segundo estatísticas do governo Lula. A parceria também alinha-se com os esforços anteriores para a promoção da igualdade racial, justiça e proteção ambiental entre os dois países.

O Papel de Lula na Geração de Empregos e Direitos dos Trabalhadores

Nos primeiros oito meses de seu mandato, Lula gerou 1,2 milhão de empregos e implementou várias políticas focadas nos trabalhadores, incluindo a Lei da Igualdade Salarial e acordos para trabalho decente em setores específicos.

Reações e Futuros Passos

Adriana Accorsi, vice-líder do governo Lula na Câmara, celebrou a parceria nas redes sociais, anunciando o documento “Coalizão Global pelo Trabalho”, que detalha outras medidas importantes para a liberdade sindical e trabalhadores de plataformas digitais.

Presidente Lula e Adriana Accorsi. (Foto: Reprodução)

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link