O que é a Super Terça, o evento mais importante das prévias das eleições nos EUA

Atualizado em 3 de março de 2020 às 19:35
Bernie Sanders. Foto: JEWEL SAMAD/AFP

Publicado originalmente no Brasil de Fato

A eleição que determinará o novo presidente americano acontecerá somente em novembro. Porém, a corrida para determinar o morador da Casa Branca a partir de março de 2021 já começou. Nesta terça (3), ocorre o primeiro grande evento da disputa eleitoral, a Super Terça, um dos dias mais tradicionais do calendário político dos EUA.

Os republicanos farão figuração na Super Terça, pois já está praticamente definida a candidatura de Donal Trump à reeleição. Os cinco pré-candidatos democratas que restaram na disputa são os senadores Bernie Sanders e Elizabeth Warren, o ex vice-presidente Joe Biden, o ex-prefeito de Nova York Mike Bloomberg e a congressista havaina Tulsi Gabbard.

A Super Terça deste ano ocorrerá em 14 estados e na Samoa Americana, território estadunidense no Pacífico. Ao todo, 1.357 delegados, de um total de 4.750, votarão durante todo o dia. Para ser confirmado como candidato do partido, o democrata precisa angariar 1.991 votos. Ou seja, pouco mais de 25% dos votos são definidos durante o evento.

O tamanho da Super Terça pode ser notado ao ver os movimentos da candidatura de Bloomberg, por exemplo, que abdicou de participar das prévias nos primeiros quatro estados e investiu U$$ 300 milhões em campanha para esta terça-feira.

Sigam o Bernie

As quatro prévias que ocorreram até agora, nos estados de Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul, confirmaram a liderança de Bernie Sanders, que aparece com 28,8% dos votos, de acordo com levantamento feito pelos democratas. Logo atrás, vem Joe Biden, com 16,7%.

Sanders e Warren compõem a ala progressista do partido. Bloomberg e Biden pertencem ao campo moderado. O último, saiu fortalecido do final de semana, após vencer com 48% as prévias da Carolina do Sul e receber o apoio da senadora Amy Klobichar, que desistiu da corrida diante das derrotas.

As pesquisas indicam que Sanders deve vencer a Super Terça e se consolidar como principal nome dos democratas para enfrentar Donal Trump nas eleições americanas. O pré-candidato, que se apresenta como “socialista democrático” é apontado como vencedor nos dois principais estados em disputa no evento, Texas e Califórina.