O que é a “Superterça”, que deve consolidar hoje Biden e Trump na corrida presidencial nos EUA

Atualizado em 5 de março de 2024 às 6:46
Joe Biden e Donald Trump. (Foto: Reprodução)

A Superterça, uma das datas mais cruciais no calendário eleitoral dos Estados Unidos, começa nesta terça-feira (5), marcando um ponto crucial na corrida à Presidência. Este dia, conhecido pela massiva realização de primárias em diversos estados simultaneamente, desempenha um papel determinante na definição dos candidatos de cada partido.

Historicamente, a Superterça tem sido um momento decisivo tanto para os republicanos quanto para os democratas. No entanto, neste ano, a situação é um pouco diferente. Com as prévias já em andamento e várias disputas já realizadas, as candidaturas de Joe Biden pelo Partido Democrata e Donald Trump pelo Partido Republicano parecem estar bem consolidadas, conferindo-lhes o status de favoritos incontestáveis em suas respectivas siglas.

O que é a Superterça?

A Superterça é uma expressão usada nos Estados Unidos para se referir ao dia em que vários estados e territórios realizam suas primárias presidenciais. Este termo começou a ser usado nos principais jornais americanos, como o “New York Times”, durante a campanha presidencial de 1976. Naquele ano, seis estados realizaram suas prévias no mesmo dia, e desde então, a Superterça tem sido um marco importante nas eleições americanas.

Nos EUA, os pré-candidatos de cada partido disputam primárias em cada estado, elegendo um certo número de delegados (representantes) em cada um deles. Quem tiver o maior número de delegados ao final do processo se torna o candidato do partido à Presidência. Na Superterça, um grande número de delegados está em jogo, tornando-a uma oportunidade crucial para os candidatos acumularem apoio e impulso em direção à nomeação.

A Superterça de 2024

Este ano, um total de 15 estados e um território realizarão suas primárias para os republicanos, enquanto 16 estados, incluindo o território da Samoa Americana, participarão das primárias democratas.

Vale ressaltar que os resultados começarão a ser divulgados na noite desta terça, com algumas decisões finais possivelmente adiadas para a próxima quarta-feira (6).

Apesar do grande número de delegados em jogo durante a Superterça, é importante notar que nem Trump nem Biden conseguirão alcançar o número necessário de delegados para garantir a nomeação de imediata. Com base nas projeções atuais, isso só seria possível a partir de meados de março, com Trump previsto para 12 de março e Biden para 19 de março.

Divisor de águas

A Superterça tem sido historicamente um divisor de águas nas eleições americanas. Em 2008, por exemplo, foi crucial para a vitória de Barack Obama sobre Hillary Clinton, assim como em 2016 para Donald Trump.

O ex-presidente norte-americano Barack Obama. (Foto: Reprodução)

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link