O que está por trás da máscara usada pelo autor de ataque a escola em Cambé (PR)

Atualizado em 19 de junho de 2023 às 23:08
Autor de atentado em escola de Cambé (PR) usava a siege mask

Nesta segunda-feira (19), o Brasil foi abalado por outro atentado em uma escola, desta vez no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé (PR). Um ex-aluno de 21 anos matou um casal de adolescentes com mais de dez disparos. Foi o sétimo ataque ocorrido em 2023, o maior número registrado em 21 anos, segundo estudo do Instituto Sou da Paz.

Em vídeos tenebrosos publicados momentos antes do ataque, o assassino de Cambé diz que vai “arrancar a cabeça” da vítima e declara: “Não é psicopatia, isso é prazer. Por que eu vou transar com uma mulher se eu posso estuprar ela?”.

Em outra gravação, ele aparece vestindo a máscara de caveira que se popularizou entre grupos neonazistas e terroristas de extrema direita, principalmente por meio de fóruns de discussão na internet. O acessório é conhecido como “siege mask” (“máscara do cerco”, em tradução livre).

Considerada a “face do fascismo do século 21” pelos próprios radicais, a máscara foi utilizada em ao menos quatro massacres em escolas do Brasil nos últimos anos. Na chacina que deixou sete mortos em Suzano (SP), no ano de 2019, em um colégio de Aracruz (ES) onde morreram três, em dezembro de 2022, e em São Paulo, neste ano, quando uma professora foi morta a facadas, a siege mask estampava os rostos dos terroristas.

Assassinos de Suzano, Aracruz e Vila Sônia todos têm algo em comum: a siege mask

A máscara vem de um personagem da franquia de jogos “Call Of Duty”, mas ganhou significado especial e se tornou um símbolo de identificação de simpatizantes neonazistas no mundo todo por obra do grupo norte-americano Atomwaffen Division. Trata-se de uma organização terrorista nascida em 2013 dentro de um fórum online já extinto chamado Iron March, que está ligado a mais de 100 assassinatos.

A marca registrada da Atomwaffen (que significa “armas nucleares” em alemão) é a siege mask. O grupo defende uma “guerra racial” para derrubar o governo dos EUA, com uso de táticas de guerrilha, e criar um estado supremacista na América do Norte, chamado pelos membros de “etnoestado branco”. Eles recrutam jovens, em sua maioria usuários de games, por meio da rede social Discord ou da plataforma de jogos online Steam.

Como relatou o ex-extremista Christian Picciolini, em entrevista ao site de notícias norte-americano Daily Beast, muitos dos integrantes da quadrilha são gamers, o que facilita a atração pela máscara. De acordo com especialistas em extrema direita, o item possui uma semelhança estética com o Totenkopf, símbolo da Waffen-SS, uma das paramilícias que atuavam na Alemanha nazista.

Membros da Atomwaffen Division utilizando a siege mask, símbolo do grupo extremista. Ao centro, sem máscara, o idealizador do grupo, James Mason

Em 2017, com o fim do Iron March – célula que originou a Atomwaffen e por cinco anos foi o principal fórum online de terrorismo neonazista – o Terrorgram tomou seu lugar, com uma agenda muito similar. Criada dentro do próprio Telegram, a corruptela é uma rede de canais a favor da supremacia branca. São perfis neonazistas, ativos até hoje, que compartilham instruções para atos de violência com motivação racial e terrorismo antigovernamental.

Por meio de plataformas como o Terrorgram, a chamada “mentalidade siege” foi incorporada por grupos extremistas no Brasil. A máscara assustadora também cobriu a cara de criminosos na invasão ao Capitólio, em janeiro de 2021, nos EUA, e nos ataques golpistas ao Congresso brasileiro, dois anos depois. Bolsonaristas perigosos como Sara Winter e o grupo fascista “300 do Brasil” costumavam usá-la em protestos.

Sara Winter e terrorista em ato do 8 de janeiro usando a siege mask

Na sociologia, a mentalidade siege é um sentimento compartilhado de vitimização e a crença de estar sob ataque constante. O termo, derivado da experiência real de defesas militares quando o batalhão está cercado, se transformou em um estado de espírito coletivo em que um grupo de pessoas acredita ser oprimido ou isolado pelas más intenções do resto do mundo. A máscara representa uma disposição para se engajar em táticas extremas de defesa.

O caráter extremista do conceito tem origem na publicação do livro “Siege”, do neonazista americano James Mason. Idealizador da Atomwaffen, ele é considerado o “padrinho do terrorismo fascista” e reverencia o serial killer Charles Manson, que tinha uma suástica tatuada na testa.

Siege é uma antologia com ensaios que promovem a criação de células terroristas clandestinas e sem liderança. É tido como o guia do terrorismo fascista e, desde 2015, vem sendo muito consumido por neonazistas jovens. A máscara de caveira ganhou o nome de “siege mask” graças ao livro de Mason.

James Mason, um dos fundadores da Atomwaffen e idealizador da “mentalidade siege”

A Atomwaffen e muitos dos grupos que surgiram nas páginas do Iron March se alinham à teoria do “aceleracionismo”. Embora tenha suas raízes em correntes filosóficas, o conceito foi deturpado e ganhou popularidade entre os neonazistas, no sentido de impor maior “velocidade” ao processo de destruição das estruturas de poder existentes, abrindo caminho para a revolução e a implementação de seu próprio regime baseado na supremacia branca.

Publicado em 1978 pelo escritor supremacista William Luther Pierce, o romance “Diário de Turner” é considerado a obra fundadora do terrorismo neonazista e da visão extremista acerca do aceleracionismo. Sob o pseudônimo Andrew MacDonald, Pierce narra uma revolução violenta nos EUA, que causa a derrubada do governo através de uma “guerra racial”, levando ao extermínio sistemático de não brancos e judeus. Isso acontece depois que o Estado (chamado de “O Sistema” no livro) confisca todas as armas de fogo dos cidadãos e estabelece leis que “limitam a liberdade de expressão”.

Segundo o FBI, o livro é a “Bíblia da direita racista”. No entanto, as autoridades dos EUA nunca fecharam o cerco contra o autor, tampouco tentaram banir a publicação. Por mais de 30 anos, William Luther Pierce foi um dos indivíduos de maior destaque do movimento nacionalista branco. Em 1974, fundou a organização supremacista Aliança Nacional, que ele liderou até sua morte, em 2002.

Capa do livro “O Diário de Turner” mostra casal de brancos armados sendo perseguidos pela “equality police” (“polícia da igualdade”)

Hoje, os princípios disseminados por esses autores – que manipularam ideias para se alinharem a suas próprias visões distorcidas e objetivos violentos – tomaram proporções absurdas e se tornaram a base do terrorismo de extrema direita que influencia os ataques a escolas.

Entre 2019 e 2022, houve uma alta de 760% na ocorrência de violações neonazistas e antissemitas em escolas brasileiras, conforme um relatório do Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil. De janeiro do ano passado até março de 2023, o país registrou a média de um ataque por mês em escolas feitos com armas de fogo, sempre por alunos ou ex-alunos. É um aumento significativo em relação aos anos anteriores.

Como afirma o educador Daniel Cara, professor da USP, as ações governamentais “deveriam considerar os ataques às escolas casos de extremismo de direita — e não terrorismo”. Atualmente, na verdade, os dois parecem caminhar de mãos dadas.