O que fez o Yahoo comprar o Tumblr

Atualizado em 21 de maio de 2013 às 20:24

Por trás da compra está a busca da relevância perdida.

O Yahoo tenta ressuscitar, mas está difícil
O Yahoo tenta ressuscitar, mas está difícil

O texto abaixo foi publicado na BBC.

O Yahoo está desesperado para voltar a ser “cool”. E, como uma criança que sempre tem os brinquedos e videogames mais legais para impressionar os amigos da escola, a empresa parece não economizar para conseguir o que quer.

Agora, apenas dois meses depois de gastar milhões no aplicativo Summly, criado por um adolescente britânico, o Yahoo anunciou que comprará um dos itens mais badalados das mídias sociais: o Tumblr.

O custo da transação é estimado em US$ 1,1 bilhão, um pouco mais do que o Facebook pagou pelo Instagram no ano passado.

Mas, com os usuários ameaçando abandonar o Tumblr em massa, será que a mera posse de algo “da moda” bastará para impulsionar o Yahoo?

“É difícil simplesmente comprar uma coisa ‘cool’ de outra pessoa e manter essa coisa ‘cool'”, diz Robin Klein, sócio do grupo de investidores em tecnologia Index Ventures. “É importante que a liderança do Tumblr entre no Yahoo e ali permaneça como uma peça-chave.”

A executiva-chefe do Yahoo, Marissa Mayer, confirmou que o fundador do Tumblr, David Karp, se manterá na empresa. Mas o que exatamente ela comprou?

O Tumblr se descreve como uma forma de “compartilhar qualquer coisa, sem qualquer esforço”, usando uma mistura de texto, fotos, vídeos e diversos formatos.

Em outras palavras, o Tumblr pode ser descrito como algo entre o Twitter e um blog tradicional, para pessoas que têm mais de 140 caracteres a dizer – mas não muito tempo livre para dizê-lo.

Essa fórmula fez com que o site obtivesse mais de 100 milhões de blogs registrados, que publicaram mais de 50 bilhões de posts.

O Tumblr foi criado em 2006, quando Karp montou o código do site em apenas duas semanas. Em um ano, ele se tornou o executivo-chefe de uma start-up em rápida expansão.

Karp, o criador do Tumbir, permanece à frente da empresa
Karp, o criador do Tumbir, permanece à frente da empresa

Mas o grande volume de tráfico acarretou problemas. O Tumblr começou a passar por instabilidade, algo frustrante para usuários.

Após novas rodadas de investimentos e o aumento no número de funcionários – de 2 para 175 -, a empresa passou a navegar com mais segurança e a prosperar na conquista de internautas.

Seu ponto forte são os hits virais ou os chamados “memes” – personagem ou situação populares que viram piadas na internet e que se espalham muito rapidamente, com os usuários fazendo suas próprias versões.

Um exemplo recente, “White Men Wearing Google Glass” (Homens brancos usando o Google Glass), tira sarro da aparência “nerd” de pessoas que já estão usando a nova invenção do Google.

No ano passado, um dos destaques foi o Tumblr “Texts From Hillary Clinton” (Mensagens de texto de Hillary Clinton), uma coleção de imagens da ex-secretária de Estado dos EUA e seu smartphone com legendas divertidas. A própria Hillary era fã.

O Tumblr traz grandes atrativos para o Yahoo e seus investidores. Mas um problema precisa ser reconhecido: o site abriga cada vez mais conteúdo pornográfico.

A empresa não divulga quantos de seus sites são voltados ao público adulto, mas fica claro que não se incomoda em abrigá-los. A única restrição é que as fotos contenham um aviso.

Quanto a vídeos pornográficos, o Tumblr não permite que sua ferramenta de vídeo faça o upload desse material, mas vídeos “embedados” são permitidos – aliás, esse é o método recomendado pelo próprio Tumblr para pornografia.

Essa abordagem pode criar dores de cabeça para anunciantes do Yahoo, que não vão querer aparecer em sites pornográficos, prevê Robin Klein. “A segmentação (da publicidade) será muito importante”, diz.

O site de tecnologia AllThingsD citou uma fonte que disse que o Yahoo não se envolverá no gerenciamento do Tumblr. Mas isso não impediu o nervosismo por parte de alguns usuários.

“Eles perderão um número (significativo) de blogueiros”, diz Klein. “Certamente estão levando isso em conta e terão de gerenciar (o problema).”

O WordPress, plataforma rival de blogs, afirmou ter recebido mais de 72 mil usuários que transportaram seus blogs do Tumblr para o WordPress em apenas uma hora, na noite de domingo, quando os boatos sobre a compra começaram.

A expectativa do Tumblr é que a insatisfação dos usuários passe com o tempo e que sua operação se torne mais rentável.

“O Tumblr ainda não fez muito dinheiro”, diz Luke Lewis, editor britânico do site Buzzfeed. “Mas há potencial. Os usuários do Tumblr são jovens, envolvidos e gastam horas no site.”