O que governos europeus dizem aos cidadãos que vão ao Rio

Atualizado em 29 de julho de 2016 às 18:55

Captura de Tela 2016-07-29 às 18.53.37

Publicado na DW.

Ministérios do Exterior costumam apresentar recomendações para os seus cidadãos que desejarem viajar para um outro país. Na Europa, é frequente que haja páginas nos sites dos ministérios para cada país, com as mais variadas dicas.

No caso do Brasil, e às vésperas do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, muitas recomendações focam no tema segurança. Assim, Alemanha e França recomendam sempre ter um pouco de dinheiro consigo para entregar ao assaltante em caso de assalto.

Já a Suíça afirma que a taxa de criminalidade em todo o país é muito alta e alerta para arrastões em restaurantes. Portugal pede a seus cidadãos que não levem consigo nem exibam objetos de valor e, em caso de assalto, não ofereçam resistência.

A seguir, um resumo das recomendações de oito países europeus.

Portugal: elevada possibilidade de ser alvo de violência

O governo português recomenda precaução e atenção na circulação a pé em centros urbanos, especialmente em horário noturno, mesmo em locais com muitos turistas, devido à possibilidade de assaltos e furtos, por vezes “com grande violência física”. Aconselha-se que o viajante não leve consigo nem exiba objetos de valor e, em caso de assalto, não ofereça resistência ou tente fugir, dada a “elevada possibilidade de ser alvo de violência” se o fizer.

Especificamente sobre o Rio, o site diz que as condições de segurança são “instáveis”, com riscos de assaltos à mão armada e agressão com arma de fogo ou branca, tanto em áreas mais isoladas da cidade como também, a qualquer hora, nas áreas mais turísticas na zona sul da cidade e no Centro. Outro risco são as fraudes com cartões de crédito, como clonagem.

Espanha: nenhum bairro do Rio oferece plenas condições de segurança

O ministério espanhol do Exterior afirma que o Brasil é um país com alto índice de criminalidade e que “nenhum bairro do Rio de Janeiro oferece plenas condições de segurança”. O site pede ainda para que os turistas tomem todas as precauções possíveis para evitar roubos ou incidentes violentos e que estejam sempre atentos e não ofereçam resistência, “inclusive quando os assaltantes são menores, já que podem estar armados e se encontrar sob o efeito de drogas”. É dito, ainda, que o risco de roubos e assaltos, que ocasionalmente pode implicar violência física, pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite e em praticamente qualquer lugar.

Suíça: turistas podem ficar feridos em manifestações

Os suíços dizem que o Brasil pode ser descrito como estável, mesmo que passe atualmente por uma difícil fase política e econômica. Aponta-se a grande possibilidade de manifestações e que pessoas podem ficar feridas. O risco de ataques terroristas também não pode ser descartado. O site afirma que “a taxa de criminalidade em todo o país é muito alta” e alerta para “arrastões” em restaurantes de grandes cidades. Sequestros relâmpagos acontecem em todo o país, a qualquer hora, e também nos bairros mais ricos, afirma. Recomenda-se que as mulheres saiam à noite apenas em grupos e que evitem praias isoladas e pouco movimentadas também durante o dia.

Alemanha: visita a favelas é desaconselhada

O ministério alemão do Exterior afirma que o perigo de ser vítima de um assalto ou de outros crimes violentos no Brasil é consideravelmente maior do que na Europa Ocidental, principalmente nas grandes cidades com altos índices de criminalidade. É necessário ter atenção também nas regiões consideradas seguras. Pelo fato de as favelas serem especialmente afetadas pela criminalidade e violência, “a visita é veementemente desaconselhada”.

O site afirma que muitos crimes ocorrem principalmente em ruas pouco movimentadas dos centros das cidades, em praias e também em vias que levam aos aeroportos. Além disso, diz que criminosos, frequentemente sob a influência de drogas, estão de forma geral armados e não hesitam em usar a violência até mesmo pelas razões mais esdrúxulas. Por fim, aconselha que o turista sempre carregue no Brasil uma pequena quantidade de dinheiro para entregar ao assaltante, sem oferecer resistência, caso seja assaltado.

França: tenha à mão dinheiro para dar ao assaltante

Em um guia especialmente preparado para os Jogos, o governo francês afirma que o Rio oferece riscos à segurança e que nenhum bairro da cidade oferece uma segurança perfeita, mesmo na zona sul, onde os bairros são considerados mais seguros e onde não há uma sensação forte de insegurança. Também lá, às vezes, são relatados ataques violentos. Além de recomendar ao turista que não ande sozinho, o site explica aos franceses que não devem andar com objetos de valor e sempre preferir caixas automáticos dentro de bancos ou centros comerciais.

Além de pedir ao turista para que preste atenção aos pertences em locais públicos, como ônibus, metrô e restaurantes, o governo francês aconselha o visitante a nunca levar consigo grandes quantias de dinheiro. No entanto, é bom que o turista tenha à mão uma nota de 20 ou 50 reais para ser dada ao assaltante em caso de assalto. O site pede, ainda, que sejam evitadas visitas a favelas – a não ser com um operador turístico licenciado.

Reino Unido: violência contra polícia pode acontecer a qualquer momento

O governo britânico diz que os níveis de criminalidade são elevados, e que violência e crimes podem acontecer em qualquer lugar e frequentemente envolvem armas brancas e de fogo. Roubos são particularmente comuns nas praias, especialmente no Rio, e entre os crimes estão os “arrastões” e que, em qualquer situação, é necessário estar pronto para entregar objetos de valor em caso de ameaça. “Tente não resistir aos ataques.”

Os britânicos afirmam haver um alto nível de pobreza e de crimes violentos em favelas, mesmo com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Porém, todas as favelas são áreas perigosas, mesmo se o turista for ao local com um tour organizado. “Violência, principalmente dirigida contra a polícia e autoridades, pode acontecer a qualquer momento”, diz.

Itália: elevada taxa de criminalidade agravada por homicídios fúteis

O governo italiano afirma que, em todo o território brasileiro, é preciso manter uma vigilância elevada e prudência devido à alta taxa de criminalidade, agravada por homicídios por motivos fúteis. “Mesmo em bairros de classe média e média alta se verifica com frequência assaltos à mão armada e sequestros relâmpago também contra turistas estrangeiros”, afirma o site. O ministério pede que os turistas tomem cuidado ao conduzir um veículo e mantenha as janelas fechadas, especialmente ao pararem em semáforos. A cartilha diz que houve protestos, em grande maioria pacíficos, em cidades brasileiras, mas que em alguns casos eles se tornaram violentos. Por isso, aconselha evitar manifestações.

Holanda: tiroteios regulares em favelas do Rio causam muitas mortes

O ministério holandês do Exterior diz que há riscos de segurança associados a crimes e pede que os turistas se mantenham alertas contra assaltos, que muitas vezes estão associados à violência, especialmente nas grandes cidades e depois do anoitecer. O risco de assaltos e roubos com violência permanece elevado no Rio e em São Paulo, afirma. “Os crimes graves no Brasil estão, muitas vezes, relacionados com o tráfico de drogas, e não incidem diretamente sobre turistas.” Há tiroteios regulares em favelas das duas maiores cidades, causando muitas mortes.