O que “salvou” SP de temporal no fim de semana

Atualizado em 21 de outubro de 2024 às 17:33
Tempo fechado sobre São Paulo. Foto: reprodução

Na última semana, diversos meteorologistas emitiram alertas para a possibilidade de intensos temporais na região Sudeste entre a madrugada de sábado (19) e a manhã de domingo (20). A preocupação era especialmente grande na capital paulista, que, no início deste mês, sofreu com o terceiro apagão do ano, causado por rajadas de vento de mais de 100 km/h.

O episódio colocou a Enel Distribuição SP no centro de uma crise de distribuição de energia, e o temor era que novos ventos fortes voltassem a comprometer o fornecimento.

Na sexta-feira (18), a previsão indicava um cenário preocupante, mas esse cenário mais extremo não se concretizou. Segundo Cesar Soares, meteorologista do Climatempo, a explicação para a ausência do temporal esperado está nas condições atmosféricas que se formaram na capital.

“A brisa do mar refrescou a atmosfera, diminuindo o contraste de temperatura, e isso favoreceu a formação de nuvens menos carregadas”, explicou Soares em entrevista ao G1. Ele detalhou o que ocorreu na sexta-feira e no sábado, enfatizando que as instabilidades que vinham do interior do estado perderam força ao se aproximar da capital.

Paulistanos encaram chuva na Avenida Paulista, em São Paulo. Foto: reprodução

“A gente teve uma condição de avanço de instabilidades do interior em direção à Região Metropolitana de São Paulo. Choveu forte no interior, e essas instabilidades provocaram alguns temporais por lá, na região central e no extremo oeste paulista. Mas elas demoraram muito para chegar aqui na Região Metropolitana e encontraram uma atmosfera muito mais fria por conta da brisa do mar”, acrescentou.

Nesta semana, a temperatura na capital tende a aumentar, mas as possibilidades de chuva são altas. Com o céu coberto por nuvens nesta segunda, o tempo fica ainda mais carregado nos próximos sete dias, sendo quarta-feira (23) o mais chuvoso.

Na terça-feira (22), a temperatura pode alcançar os 29°C de máxima, com 21°C de mínima. O clima deve se repetir nos dias seguintes. Porém, já no sábado (26), a estimativa é de uma queda brusca no calor, com máxima de 19°C e mínima de 15°C na véspera do segundo turno em São Paulo.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line