
Dois adolescentes foram mortos e três pessoas ficaram feridas após um ataque a tiros na manhã desta quinta (25) na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, no interior do Ceará. O caso foi registrado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE).
Segundo as autoridades, os disparos foram feitos do lado de fora da instituição e atingiram alunos que estavam no estacionamento durante o intervalo das aulas. Testemunhas relataram que o ataque ocorreu quando diversos estudantes circulavam pelo pátio e pelos corredores.
A SSPDS informou que com uma das vítimas foram apreendidos entorpecentes, uma balança de precisão e embalagens. O órgão destacou que as circunstâncias do tiroteio ainda estão sob investigação e que a principal linha de apuração envolve a atuação de facções criminosas na região.
Os três feridos foram socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levados para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O hospital não divulgou o estado de saúde dos estudantes, mas um deles estaria em situação grave, segundo o jornal Diário do Nordeste.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), lamentou o ocorrido em nota publicada nas redes sociais. “Recebi com indignação e profundo pesar a informação da morte de dois adolescentes e outros três baleados numa escola de Sobral, um fato gravíssimo e intolerável”, afirmou.

Ele também anunciou reforço policial e a ida da cúpula da Segurança Pública ao município. Sobral tem enfrentado episódios de violência frequentes. Na quarta (24), por exemplo, houve uma tentativa de homicídio próximo a outra escola pública, no bairro Sumaré.
Ainda não se sabe se os dois casos têm relação. A cidade foi classificada como a 12ª mais violenta do Brasil entre municípios com mais de 100 mil habitantes, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025.
Em nota, a SSPDS destacou que “os suspeitos efetuaram os disparos de arma de fogo pela calçada da escola, atingindo as vítimas no estacionamento da instituição”. A pasta reforçou que as forças policiais estão mobilizadas para capturar os responsáveis.
A investigação está sob responsabilidade da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte). A região recebeu reforço de policiamento ostensivo da Polícia Militar.
Autoridades pediram ajuda da população local para identificar e capturar os atiradores. Informações sobre os criminosos podem ser enviados ao Disque-Denúncia (número 181) ou para o WhatsApp da pasta: (85) 3101-0181.