O que se sabe sobre o estado de saúde da Rainha Elizabeth

Atualizado em 8 de setembro de 2022 às 15:01
Rainha Elizabeth II
Foto: Frank Augstein/Pool via REUTER

Nesta quinta-feira (8), a rainha Elizabeth II foi posta sob supervisão por recomendação de seus médicos. Ontem, a monarca cancelou a sua participação em uma reunião virtual do Conselho Privado do Reino Unido.para que repousasse.

Aos 96 anos, ela já vinha apresentando problemas de saúde. Após contrair Covid-19, no início de fevereiro, Elizabeth afirmou ter ficado “muito cansada e exausta”. A rainha ficou um longo período afastada das cerimônias reais enquanto se recuperava da doença.

“Deixa muito cansada e exausta, não é? Essa terrível pandemia. Não é um bom resultado”, disse a rainha na época. “Como vocês podem ver, não consigo me locomover”.

Sempre ativa nos compromissos que envolvem a Coroa, a monarca também ficou afastada de alguns eventos por conta da pandemia, tendo voltado a participar presencialmente desse tipo de cerimônia em fevereiro deste ano, após cinco meses afastada.

Ela havia reduzido a agenda de compromissos desde que passou uma noite no hospital em outubro do ano passado, por motivo que não foi divulgado. A rainha havia sido aconselhada a descansar, tendo cancelado vários compromissos desde então.

Há quatro anos, ela foi submetida a uma cirurgia de catarata, que foi considerada um “sucesso”, em “um procedimento rápido e planejado”, segundo informou o Palácio de Buckingham.

Em 2016, pela primeira vez em anos, a rainha não participou das festividades de fim de ano da realeza.

Por causa de um forte resfriado, ela não foi à cerimônia de Natal e à missa de Ano Novo. “A rainha ainda não se sente preparada para ir à igreja porque continua se recuperando de um forte resfriado”, informou o palácio na ocasião.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link