Categories: Mídia

O que significa a parceria entre a Abril e o Huffington Post?

Há um certo alarido, no mundo da mídia, em torno da associação entre a Abril e o Huffington Post no Brasil.

Duas sílabas resumem o que essa parceria quer dizer: uma é ‘na’ e a outra é ‘da’. Nada. Rigorosamente nada, ao menos para a Abril. O problema dramático da Abril, no mundo digital, é a rejeição que a Veja provoca por causa de seu conteúdo extraordinariamente reacionário. A Veja é o Serra da mídia.  Cada vez menos gente gosta e cada vez mais gente detesta.

O repúdio é ainda maior entre os internautas, o que aumenta o drama da Veja, dado o ritmo com que aumenta o número de pessoas que consomem notícias pela internet. O universo de rejeição à Veja tenderá a ser, portanto, amplo, total e irrestrito.

Outro dia a revista sofreu um esculacho exemplar na frente da sede da Abril, mas parece não ter aprendido nada com isso. A Veja caminha rapidamente para disputar com a Globo o título de mídia mais detestada dos brasileiros.

Jornalistas da Globo não podem se identificar em protestos, ou estão arriscados a levar uns cascudos, como aconteceu com Caco Barcellos. Suspeito que repórteres que se identifiquem como da Veja passarão pela mesma situação. A única diferença é que, como não têm que segurar um microfone com o logotipo da empresa, e nem são conhecidos fisicamente como se dá com a turma da Globo, é mais fácil passarem incógnitos.

O que o Huffington Post pode fazer em relação a tudo isso? Zero. Suponhamos que a Veja passe a publicar em seu site matérias – internacionais — do HP. Qual o poder delas diante daquilo que a revista vem dando cotidianamente em sua cobertura absurdamente enviesada do Brasil?

Significativamente, o anúncio da parceria coincidiu com a aquisição de Lobão como colunista do site da Veja. Pouco antes, fora contratado Rodrigo Constantino. Os dois reforçam tudo de ruim que a Veja tem em sua imagem.

É como se Serra tentasse renovar sua imagem se unindo a Sérgio Cabral e Silas Malafaia.

Constantino, um destes dias, conseguiu louvar um estudante que se recusou a fazer um trabalho sobre Marx. Publicou a carta que o aluno enviou ao professor com as razões para um gesto de obtusidade inigualável. “Acho que agora posso dizer que a Veja morreu”, escreveu alguém no Twitter ao comentar o fato.

Keynes era um erudito em Marx. Milton Friedman teve que percorrer todo Marx respeitosamente para produzir seu pensamento antimarxista. Mas o estudante aplaudido por Constantino acha que não deve se instruir sobre Marx. Provavelmente esteja encharcado das besteiras de pseudofilósofos como Olavo de Carvalho e Pondé.

Em sua carta, o estudante ainda juntou um decálogo anticapitalista atribuído falsamente a Lênin que é motivo de chacota para quem conhece o mínimo de Lênin. Graças a Rodrigo Constantino, o papel ridículo do aluno ignaro ganhou dimensão nacional.

Conteúdo, conteúdo e conteúdo: este é o real drama da Veja e, por extensão, da Abril, dada a importância da revista no grupo.

Não há nada, aí, que o Huffington Post possa fazer.

 

Paulo Nogueira

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Paulo Nogueira

Recent Posts

Entenda fake news de bolsonaristas sobre efeito colateral da AstraZeneca

Bolsonaristas têm compartilhado uma fake news de que a farmacêutica AstraZeneca teria admitido que sua…

18 minutos ago

DCM Ao Meio-Dia: RS declara calamidade após chuvas; depois de evento com Boulos, Lula viaja ao estado

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

19 minutos ago

Justiça manda soltar sobrinha do “Tio Paulo”, mas torna ré por tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu hoje pela soltura de Erika de Souza Vieira,…

31 minutos ago

VÍDEO – Lula visita o RS com comitiva de ministros em meio crise por temporais

O presidente Lula visitou o município de Santa Maria (RS) na manhã desta quinta (2)…

41 minutos ago

Temporal no Rio Grande do Sul: mais de 500 mil pessoas estão sem água e 300 mil sem luz

Após os fortes temporais no Rio Grande do Sul, mais de 500 mil pessoas estão…

1 hora ago

Câmara dos EUA aprova lei controversa sobre antissemitismo; entenda

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou nesta quarta-feira (1) um projeto de lei que…

2 horas ago