Destaques

O que significa para o Brasil a saída dos EUA do acordo de Paris sobre o clima. Por José Eduardo Bicudo

The Donald

POR JOSÉ EDUARDO BICUDO, professor de Ciências Biológicas da Universidade de Wollongong, na Austrália, e filho de Hélio Bicudo.

O Brasil desempenhava um papel relevante na diplomacia internacional entre 2003 e 2014. Durante esse período, entre inúmeras iniciativas, o país contribuiu significativamente para a confecção do acordo de Paris sobre mudanças climáticas, firmado em dezembro de 2015.

Em linhas gerais, o acordo de Paris estabelece parâmetros regulatórios com vistas à redução de emissões de carbono a fim de que a temperatura do planeta não ultrapasse 2oC até 2025.

A China é hoje o maior emissor mundial de carbono. Os EUA, por outro lado, são o maior emissor de carbono de todos os tempos, ou seja, desde a revolução industrial, e por essa razão era, até ontem, o maior contribuinte para o fundo financeiro criado a partir do acordo de Paris para mitigar as discrepâncias existentes, principalmente entre países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.

O presidente Donald Trump anunciou, ontem, 1º de junho, a saída do acordo de Paris, para decepção dos signatários, principalmente China e União Européia. É fato que a saída na prática já ocorrera há dois meses atrás quando o presidente Trump, por meio de “ordens executivas”, equivalentes às nossas medidas provisórias, enfraqueceu a “Agência de Proteção Ambiental” norte-americana (Environmental Protection Agency), equivalente ao nosso Ministério do Meio Ambiente, o que permitiu de imediato a desregulamentação de várias medidas adotadas durante os governos do ex-presidente Barack Obama, que visavam justamente atender às demandas do acordo de Paris.

É importante observar que a medida adotada pelo governo norte-americano foi fortemente criticada por vários setores importantes da indústria daquele país, como veiculado pelo BloomsbergBusinessweek e outros veículos de comunicação.

Trump gosta de se referir àqueles que são contra as suas ideias e as de seu governo como losers (perdedores). No entanto, o maior perdedor da saída norte-americana do acordo de Paris serão os próprios EUA, pois China e União Européia irão a partir de agora exercer a liderança nesse campo.

O Brasil, se tivesse mantido a sua posição como um dos atores importantes no cenário mundial, poderia se beneficiar em muito dessa retirada, posto que vinha exercendo forte liderança junto a outros países do hemisfério sul e na parceria que mantinha com China, Rússia, Índia e África do Sul, com a formação do chamado BRICS.

O Brasil, de 2003 até 2014, vinha investindo fortemente em ciência e tecnologia, no aprofundamento da pesquisa básica na área de ciências ambientais e no desenvolvimento de novas tecnologias.

A partir desse investimento do governo brasileiro, valiosos estudos foram realizados, cujos resultados foram publicados em revistas científicas de renome internacional. O Brasil vinha, portanto, contribuindo de modo importante com pesquisas científicas, dentre as quais destacam-se aquelas que visavam à compreensão dos efeitos das emissões de carbono junto, por exemplo, à Floresta Amazônica e a outros biomas brasileiros, possibilitando, a partir daí o desenvolvimento de novas tecnologias, as quais, por sua vez, poderiam à médio e longo prazos levar à diminuição dos impactos provocados pelo aquecimento global e, por consegüinte, atender às demandas do acordo de Paris, do qual o Brasil ainda é signatário.

Digo ainda, porque a partir de 2015, com o desmonte generalizado que o país vem sofrendo, cujos efeitos sobre os programas de desenvolvimento científico e tecnológico têm sido trágicos, para dizer o mínimo, levarão o Brasil, mesmo que informalmente, a deixar o acordo de Paris sobre mudanças climáticas, à exemplo do que fizeram de maneira formal os EUA.

Portanto, só a retomada imediata da democracia poderá fazer com que o Brasil volte a exercer papel de destaque no cenário mundial, como vinha ocorrendo até 2014. Se isso não acontecer logo, o Brasil perderá outra chance única de estar entre as principais lideranças mundiais, como China e União Européia, em especial no que diz respeito à preservação do nosso planeta.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Tarcísio pula abertura de feira de agronegócio para acompanhar ato de Bolsonaro em Ribeirão Preto

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União),…

24 minutos ago

Aniversário de 79 anos da morte de Mussolini tem homenagens facistas

O 79º aniversário da morte de Benito Mussolini e sua amante, Claretta Petacci, foi celebrado…

2 horas ago

Quem é Andressa Mendonça, ex-mulher que ameaça ‘contar podres’ de senador bolsonarista

Andressa Mendonça, ex-mulher do senador Wilder Morais, ganhou destaque neste domingo (28) ao ameaçar expor…

2 horas ago

Ex-mulher de senador Wilder Morais ameaça contar podres se bolsonarista não abrir carteira

Ex-mulher do senador Wilder Morais (GO), Andressa Mendonça ameaçou expor os podres do bolsonarista caso…

4 horas ago

Madonna de cidadã honorária do Rio é o cúmulo da viralatice. Por Nathalí

Por Nathalí Dessa vez a síndrome de vira-lata foi longe demais: a câmara de vereadores…

4 horas ago

“Sou um adulto concorrendo contra um garoto de 6 anos”, diz Biden sobre Trump

O tradicional jantar anual da Associação de Correspondentes da Casa Branca se tornou palco para…

5 horas ago