Categories: BrasilDestaques

O racismo, a ingenuidade e a intolerância na polêmica foto do bebê negro no Carnaval. Por Sacramento

 

O bebê fantasiado de macaco é um sinal de que precisamos falar de racismo

A polêmica foto de um bebê negro fantasiado de Abu, macaquinho de estimação de Aladdin, e acusações de racismo que ela provocou após viralizar nas redes sociais mostram como o racismo e suas várias manifestações é um assunto que precisa ser debatido no dia a dia.

Fernando Bustamante, pai adotivo do menino Mateus, de dois anos, fantasiou o filho de acordo com o tema que a família iria usar para se divertir no Carnaval. O pai era o Aladdin, a mãe a princesa Jasmine e o bebê seria o Abu.

A foto da família fantasiada se espalhou pelas redes sociais e não demorou para o pai ser acusado de racismo. Ao Extra, Bustamante disse que a fantasia faz parte do seu acervo profissional – ele trabalha com teatro – e a escolha do traje do filho foi uma ingenuidade da sua parte.

“No mundo ideal, a gente não teria que ter ressalva em escolher uma fantasia para o nosso filho. Fui muito idealista, talvez tenha que ser mais realista. O Abu é o melhor amigo do Aladim, o confidente e companheiro dele. O Mateus é isso para mim”, explicou.

Não há motivos para duvidar das palavras de Bustamante. Só a ingenuidade justifica um pai colocar uma fantasia estigmatizada como a de macaco em uma criança negra.

Talvez a ofensa mais comum destinada aos negros seja o xingamento de macaco, cujas origens remontam ao início do século XIX, época em que estudos questionando o origem divina da vida humana estavam em voga.

Com o tempo, interpretações tendenciosas de estudos de Lamarck e mais tarde de Darwin colocaram o negro africano em um patamar evolutivo inferior mais próximo aos macacos e distante do branco europeu, considerado o mais evoluído.

Na época, esse pensamento foi usado para justificar o escravismo e o colonialismo europeu em terras africanas. A política colonialista ficou para trás, mas as ofensas continuam com o propósito de animalizar o negro e rebaixá-lo ao mesmo nível de seres irracionais.

Se Bustamante estivesse atento aos significados implícitos na fantasia de macaco, pensaria duas vezes antes de sair com a família fantasiada de trupe do Aladdin.

Mas o problema é que a escravidão brasileira nunca foi considerada uma ferida aberta, um fato histórico do qual o país deveria se envergonhar e promover formas de reparação. Como consequência, racismo e outros efeitos perversos da escravidão negra raramente são debatidos fora dos círculos acadêmicos ou ligados a ativismo do movimento negro.

A ideia que se difundiu é de que a escravidão acabou em 1888, após um ato de caridade da Princesa Isabel, e pronto. Não se fala mais nisso.

O resultado está aí. Hoje tem muita gente bem informada, com bom nível de instrução mas que desconhece a origem racista da palavra “mulata”. Da mesma forma, só recentemente, depois de carnavais e mais carnavais, é que a fantasia de “nega maluca” passou a ser criticada por ser ofensiva às pessoas negras.

Tudo seria diferente se a atenção a cada palavra, gesto ou prática para evitar a reprodução de práticas racistas fosse rotina entre as pessoas. É o que a executiva Mellody Hobson chamou de “valentia à cor”, em uma palestra no TED.

Bustamante teve uma atitude de “valentia à cor” quando decidiu adotar uma criança negra. Na sua página no Facebook há uma post em que ele relata o comentário ofensivo que uma criança de três anos fez em relação à cor do seu filho e revela atenção a respeito da diversidade.

“Hoje Mateus foi na segunda aula de natação. No vestiário infantil, enquanto Cynthia dava banho nele, uma criança de 03 anos fala para a mãe:

– Olha mãe… ele tá sujo!

– Tá sujo não meu filho… tá limpinho!

– Tá sujo sim… sujo de lama!

Pode? Uma mãe não falar de diversidade com o filho?”

Nem isso o impediu de cometer um equívoco. Agora, está com a família exposta e enfrenta um verdadeiro tribunal virtual, cujas críticas são desproporcionais ao ato praticado por Bustamante.

 

Marcos Sacramento

Marcos Sacramento, capixaba de Vitória, é jornalista. Goleiro mediano no tempo da faculdade, só piorou desde então. Orgulha-se de não saber bater pandeiro nem palmas para programas de TV ruins.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Marcos Sacramento

Recent Posts

Folha muda título de matéria desonesta sobre taxa de desemprego

A Folha de S.Paulo mudou o título de uma matéria desonesta sobre desemprego, mas manteve…

34 minutos ago

Quem é possível vice de Trump que matou cachorro e cabra a tiros

Cotada para ser vice do ex-presidente Donald Trump nas eleições de 2024 nos Estados Unidos,…

1 hora ago

Cadáver é encontrado em lago do Parque Ibirapuera em SP

Na manhã desta terça-feira (30), um cadáver foi encontrado no lago do Parque Ibirapuera, localizado…

1 hora ago

Lula celebra queda do desemprego: “Vamos seguir avançando”

O presidente Lula celebrou a notícia de que o Brasil atingiu a taxa de 7,9%…

2 horas ago

Justiça de SP nega prisão de motorista de Porsche pela 3ª vez

A Justiça de São Paulo negou pela terceira vez a prisão preventiva de Fernando Sastre…

2 horas ago

Felipe Neto detona Folha e Globo por fake news sobre desemprego: “Sensacionalistas”

O influenciador Felipe Neto desmentiu as matérias da Globo e Folha de S.Paulo que afirmam…

3 horas ago