O rei de Bollywood

Atualizado em 23 de abril de 2013 às 1:46

O ator Shah Rukh Khan é considerado um semideus na Índia.

Khan causa
Khan causa

O texto abaixo foi publicado na versão em português do site alemão DW.

Seja entre os jovens, seja entre os mais velhos: na Índia, Shah Rukh Khan é considerado um semideus. Quase todos os filmes do ator de 47 anos são um enorme sucesso. Como produtor, ator, apresentador de televisão ou estrela da publicidade, ele recebeu diversos prêmios e se tornou um bilionário. Para a mídia indiana, Shah Rukh Khan (ou SRK) é o “rei de Bollywood”.

Mas o próprio astro estranha todo esse sucesso. Após a frenética recepção no Festival de Berlim deste ano, quando centenas de fãs enfrentaram temperaturas abaixo de zero para ver o seu ídolo, ele conversou com a Deutsche Welle. “Depois de ser recebido com tanto entusiasmo aqui na Alemanha, eu me perguntei por um momento se sou alemão ou se os alemães são, na verdade, indianos”, brincou o ator.

A crítica de cinema Shubhra Gupta, de Nova Delhi, afirma que Shah Rukh Khan é a estrela mais carismática do cinema indiano. Ele enfeitiça as plateias de todo o mundo e, mesmo assim, não é tido como inacessível. “Ele tem uma imagem positiva de um homem de família, ele é pai e marido. Muitas vezes enfatizou que só quer fazer filmes que agradem a seus filhos.”

Seja como herói ou amante, seja como pai de família, Khan consegue levar elementos da sua vida pessoal aos seus personagens, tornando-os críveis para os fãs.

Khan estudou economia, mas em seguida começou a aparecer em produções de teatro e na televisão. Ele fez seu primeiro filme romântico, Deewana (O apaixonado, 1992), quando já tinha 20 e poucos anos, e era considerado relativamente velho para a indústria cinematográfica indiana.

Em seguida, experimentou personagens mais sombrios e psicopatas em filmes como Darr (Medo, 1993), Baazigar (O jogador, 1993) e Anjaam (A consequência, 1994), antes de voltar aos filmes românticos.

Khan já atuou em quase cem filmes. Entres os mais famosos no exterior estão Nos bons tempos e nos dias difíceis (Kabhi Khushi Kabhi Gham, 2001) e Om Shanti Om (2007).

Mesmo um grande tabu para os indianos não prejudicou sua carreira. Ele se casou em 1991 com a hindu Gauri. Para muitos conservadores na Índia, o casamento entre um muçulmano e um membro da comunidade hindu é inaceitável. O casal tem dois filhos.

0,,16742111_401,00

Algumas das características e peculiaridades do cinema de Bollywood, como a música e as cenas de dança, não têm, à primeira vista, um apelo global. Os filmes de Bollywood são exibidos na Alemanha pelo canal de televisão RTL2 desde 2005. Apesar de os filmes serem dublados, as canções são mantidas em híndi. “Você não precisa entender a letra das músicas”, diz Khan. “O cinema de Bollywood é sobre o que as pessoas sentem.”

Há alguns anos, os grandes sucessos do cinema de Bollywood são mostrados por longos períodos em grandes cidades alemãs como Colônia, Munique e Hamburgo. Hoje, distribuidoras como a Rapid Eyes Films espalham o cinema bollywoodiano em todo o país.

A jornalista e apresentadora da DW-TV Monika Jones já entrevistou Shah Rukh Khan diversas vezes. Ela o descreve como “charmoso, espirituoso e muito inteligente”. Ela acredita que o ator tem um efeito positivo sobre os alemães. “Muitos acreditam que temos que ser sérios aqui na Alemanha, não demonstrar sentimentos. Mas faz bem extravasar de vez em quando.”

Mas Bollywood também mudou. A qualidade técnica dos filmes melhorou, seus temas refletem mais o estilo de vida ocidental e sua linguagem cinematográfica se tornou mais global.

A cineasta e curadora Dorothee Wenner, de Berlim, apoia há muito tempo a seleção de filmes indianos para a Berlinale (Festival de Cinema de Berlim). Ela conhece bem Shah Rukh Khan.

Por quanto tempo o ator conseguirá manter seu espaço no recente sucesso mundial do cinema indiano? “Essa é a pergunta que quatro universidades europeias tentam responder”, diz Wenner.

Em sua opinião, existem diferentes fatores a serem considerados. “Na Índia, os dois últimos filmes de Shah Rukh Khan tiveram um retorno abaixo das expectativas. Outras estrelas estão se tornando mais populares no país e alguns dizem que ele já está ficando muito velho. Mas as novidades de Bollywood ainda demoram um pouco para chegar aqui à Alemanha”.

Wenner afirma que Khan é certamente responsável pelo sucesso mundial dos filmes de Bollywood. “Ele é um ótimo artista e um excelente embaixador