O risco militar no Brasil se Trump for eleito. Por Jeferson Miola

Atualizado em 8 de outubro de 2023 às 13:31
Donald Trump e Jair Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

Jeferson Miola

A candidatura presidencial de Donald Trump para a eleição de novembro de 2024 nos Estados Unidos ainda é uma incógnita. Enredado em processos judiciais e investigações policiais, ele poderá até disputar a eleição preso ou, no extremo, ver cassado o direito de concorrer.

Na hipótese de Trump disputar o pleito, a vitória dele é uma possibilidade bastante concreta de acontecer. Seria um resultado péssimo não só para a metade final do mandato do presidente Lula, mas para a sobrevivência da democracia brasileira.

Em entrevista em junho passado, o atual chefe do Estado-Maior do Exército, general Fernando José Sant’Ana Soares e Silva, afirmou que “Nós, o Exército, nunca quisemos dar nenhum golpe”.

E arrematou, com um atrevimento que pode ser considerado como advertência: “Tanto não quisemos, que não demos”.

O general deixou subentendido, portanto, que quando os generais quiserem, golpearão a democracia. Eles estão sempre à espreita, exercitando as “aproximações sucessivas”, aguardando as oportunidades favoráveis.

Na realidade, a tentativa de golpe fracassou não porque as cúpulas das Forças Armadas foram magnânimas e legalistas e “não quiseram” perpetrá-lo, como disse o general Sant’Ana Soares. O fracasso deveu-se a vários fatores – e, dentre eles, foi significativa a contrariedade da Administração Biden.

É conhecido o papel determinante do Departamento de Estado dos EUA e do Pentágono na contenção do golpismo das cúpulas fardadas, que não aceitaram a eleição do Lula.

No texto demonstrando que as cúpulas militares só abortaram o plano de golpe por falta de apoio dos EUA, estão descritas as inúmeras pressões da CIA, Departamento de Estado, assessoria de segurança da Casa Branca, Pentágono e Embaixada sobre os comandantes militares brasileiros e setores do establishment.

Hoje está totalmente desvelado o papel oculto dos militares por trás dos panos. Está claro, por exemplo, que Bolsonaro serviu como um Cavalo de Tróia para viabilizar o projeto secreto da cúpula militar.

Bolsonaro foi “o homem que as cúpulas das Forças Armadas escolheram [em 2014] para que ele se fosse convertido no presidente do Brasil”, como já demonstrara o jornalista argentino Marcelo Falak em reportagem de 7 outubro de 2018 que se mostrou visionária.

São os militares da alta cúpula, de fato, e não Bolsonaro e alguns delinquentes fardados tomados como bodes expiatórios, os principais responsáveis pelos eventos críticos desta trágica e interminável conjuntura de instabilidade política e social do país.

Ex-presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

O acordão entre governo, oposição, instituições, CPI e Congresso para safar os comandos militares e se contentar só com a punição daqueles personagens já descartados por eles por “perda de utilidade” –como Bolsonaro e outros da súcia– é, neste sentido, um equívoco histórico que poderá trazer consequências gravíssimas num horizonte de tempo próximo.

Essa é a melhor oportunidade histórica que a sociedade civil e o poder político têm diante de si para enfrentar o problema do militar e sua incompatibilidade congênita com a democracia brasileira. Essa janela de oportunidade não pode ser desperdiçada.

A ilusão ingênua no simulacro de legalismo das cúpulas militares poderá cobrar um preço fatal da democracia dentro de dois anos, caso Trump seja eleito nos EUA.

É urgente e impostergável, neste sentido, a necessidade de mudança de postura da sociedade civil, do governo Lula, do Congresso e das instituições a respeito da ameaça que o militar representa para a democracia.

É necessário um amplo entendimento democrático nacional, de natureza suprapartidária, aberto e abrangente, que integre todos os setores na discussão sobre a inadiável reforma militar que prepare as Forças Armadas para cuidarem da defesa nacional, que é sua única atribuição.

O livro do professor Manuel Domingos Neto –O que fazer com o militar– é um trabalho exaustivo competente, que oferece uma contribuição relevante para esta tarefa democrática de importância vital.

O Brasil precisa de Forças Armadas preparadas para guerrear pela defensa do país, não para agredir o próprio povo brasileiro, tido como o inimigo interno a ser aniquilado.

A hipótese de Donald Trump presidente dos EUA é assombrosa para o futuro da democracia brasileira, que continua seriamente ameaçada pelos militares.

Publicado originalmente no blog do autor

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link