O temor de bolsonaristas com a saída de Augusto Aras da PGR

Atualizado em 4 de setembro de 2023 às 12:25
Augusto Aras e Jair Bolsonaro
Foto: Adriano Machado

O entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro teme que a troca de comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) feche mais o cerco contra ele. Mesmo com as trocas promovidas pelo presidente Lula na Polícia Federal, na Receita Federal e na Abin (Agência Brasileira de Inteligência), bolsonaristas contavam com a boa vontade de Augusto Aras para blindá-lo na Justiça. A informação é da coluna de Malu Gaspar no Globo.

A PGR vinha se posicionando a favor do ex-presidente em inquéritos nos quais ele é alvo no Supremo Tribunal Federal (STF) e foi com base num posicionamento do órgão que Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ficaram em silêncio em depoimento à Polícia Federal na última quinta (31).

A tendência, acreditam bolsonaristas, é que o novo procurador-geral da República dê novo fôlego às investigações do Supremo, reduza ainda mais o capital político de Bolsonaro e aumente os riscos de uma prisão.

“Quando mudar o comando da PGR, vai ter apresentação de denúncia e o Supremo vai aceitá-la, colocando Bolsonaro no banco dos réus”, diz um interlocutor do ex-presidente.

Um dos nomes apontados para assumir o posto no próximo dia 26 é Paulo Gonet, vice-procurador-geral eleitoral, que já defendeu a condenação de Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que declarou sua inelegibilidade. Ele é defendido pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Caso Gonet seja escolhido, é possível que a PGR acabe com a tese usada pela defesa do casal e haja uma reviravolta no inquérito que apura interferência de Bolsonaro na Polícia Federal, denunciada pelo senador Sergio Moro (União-PR), ex-ministro da Justiça.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.