O trailer do documentário do DCM sobre Melgaço, a cidade com o mais baixo IDH do Brasil

Atualizado em 27 de outubro de 2014 às 13:23
Maribel herrera em uma das visitas
Alice Riff (em pé) acompanha a visita da médica cubana Maribel a uma família

 

A primeira etapa do nosso projeto de crowdfunding foi cumprida. A documentarista Alice Riff foi a Melgaço, no Pará, a cidade com o menor IDH do Brasil, e fez uma série de reportagens sobre o impacto do programa Mais Médicos na comunidade. Seu diário foi publicado aqui.

Foram 3 horas e meia de voo de São Paulo a Belém, mais 12 de barco. Em oito dias, Alice falou com mais de 50 pessoas, do prefeito aos moradores, e acompanhou o dia a dia da Unidade Básica de Saúde, UBS, que atende a população. Ela estava com Thiago Carvalhaes, na câmara, e Thiago de Luccia, médico de familia e comunidade.

Entrou na casa das famílias ribeirinhas para que elas contassem suas histórias. Conheceu a dupla de médicas cubanas que foi para lá, Maribel Herrera e Maribel Saborit, que há quatro meses se incumbem da chamada atenção básica.

“Falta escola, água limpa e saúde no sentido mais amplo do termo. Apesar disso, não há a sensação de insegurança das cidades grandes do Brasil”, diz Alice.

Chegamos, enfim, à segunda fase. O documentário está em vias de finalização, com um retrato realista da atuação dos profissionais cubanos no lugar.

Eis o trailer do filme do DCM sobre Melgaço, dirigido por Alice, totalmente patrocinado pelos nossos leitores. Obrigado a todos os que contribuíram.