O último mês para Bolsonaro. Por Moisés Mendes

Atualizado em 1 de dezembro de 2022 às 6:33
Presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

Por Moisés Mendes

Bolsonaro tem um mês para tentar reconstruir seu projeto de golpe, mesmo que estejam (ele e o plano) caindo aos pedaços.

O sujeito aposta que os patriotas não sairão da frente dos quartéis, que generais de pijama continuarão incentivando o golpe, que vozes como a de Carla Zambelli manterão a tropa animada e que no fim, se nada acontecer até a posse de Lula, terá conseguido empurrar a bronca dos acampamentos nos quartéis para o novo governo.

Bolsonaro explora os patriotas até onde for possível, enquanto vai contando com manifestações diárias pelo golpe.

O problema é se os contatos da sua turma com extraterrestres tiverem êxito e todos os seus seguidores forem abduzidos.

É engraçado, mas é triste ao mesmo tempo. Porque esse pessoal que se mantém nas ruas e acredita em marcianos golpistas não tem condições de ser o lastro civil de um golpe.

A extrema direita civil sabe, os generais sabem, até os extraterrestres estão sabendo. Os patriotas estão sendo explorados nas suas crendices e mais adiante estarão diante da prestação de uma conta cara ao Ministério Público e à Justiça.

É improvável que a arruaça se mantenha a mesma depois da posse de Lula. É impensável que o novo governo aceite ser desafiado por eventual radicalização nos acampamentos e nas estradas.

Bolsonaro, os políticos que (ainda) o sustentam, os militares e empresários oportunistas estão usando pessoas crédulas numa aventura que terá custos.

Ninguém imagina que o desfecho do que acontece desde o segundo turno venha a ver uma anistia geral para os que pregam o golpe e atos violentos.

Pode não ter consequências para os líderes, que na direita sempre são poupados, mas vai sobrar para os manés, com certeza.

Originalmente publicado em BLOG DO MOISÉS MENDES

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link