
Fãs e amigos de Preta Gil lamentaram intensamente a morte da cantora, atriz e empresária, ocorrida neste domingo (20/7), nos Estados Unidos. Diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023, Preta enfrentava a doença com tratamentos no Brasil e nos EUA, mas o quadro se agravou nos últimos meses. Com informações de Fábia Oliveira, no Metrópoles.
Segundo relatos de pessoas próximas, seu último desejo era ser velada no Rio de Janeiro e enterrada na Bahia, reforçando os laços afetivos que sempre manteve com suas origens.
Preta Gil chegou a planejar o retorno ao Brasil em uma UTI aérea neste domingo, após o câncer se espalhar para outras regiões do corpo. No entanto, durante uma sessão de quimioterapia, ela passou mal e morreu dentro de uma ambulância a caminho do aeroporto, antes de conseguir embarcar.
A cantora havia piorado desde a quarta-feira (16/7), quando os médicos detectaram o avanço da doença mesmo com o tratamento experimental que realizava em Nova Iorque. Amigos e familiares, incluindo o filho Francisco e a atriz Carolina Dieckmann, estavam nos EUA para acompanhá-la.
Última apresentação
GIL EMOCIONA – A cantora Preta Gil, que está em tratamento contra um câncer, fez uma participação especial no show de seu pai, Gilberto Gil, neste sábado, 26, no estádio Allianz Parque, em São Paulo. pic.twitter.com/LQW0WRrVES
— 𝕀𝕟𝕥𝕖𝕣𝔽𝕒𝕥𝕠𝕤 (@inter_fatos) April 28, 2025