O VÍDEO da premiação a Vorcaro que o grupo de Doria tentou esconder

Atualizado em 27 de janeiro de 2026 às 21:18
Daniel Vorcaro em entrevista ao grupo Lide. Foto: reprodução

Em meio ao avanço das investigações sobre o Banco Master, o Grupo Lide tornou indisponível um vídeo em que o banqueiro Daniel Vorcaro aparece sendo premiado pela organização em 2024. Vorcaro, que presidiu a instituição financeira, recebeu o prêmio na categoria Empreendedorismo em uma cerimônia realizada em 9 de dezembro daquele ano.

Na tarde desta terça-feira (27), a Folha de S.Paulo noticiou que ao acessar a playlist da premiação no canal do Lide no YouTube, era possível identificar que todos os homenageados apareciam com depoimentos individuais, exceto Vorcaro. A própria plataforma indicava que “um vídeo indisponível está oculto”, sugerindo a retirada seletiva do conteúdo.

O vídeo não havia sido excluído, mas estava marcado como “não listado”, recurso que impede sua exibição em buscas públicas e no próprio canal, permitindo o acesso apenas por meio de link direto.

Na gravação, Vorcaro agradece o reconhecimento e atribui valor simbólico à homenagem. “O Brasil é um país de empreendedores, pessoas que criam novos negócios, fazem inovação, passam por cima de tantas barreiras, que é empreender no Brasil. Então receber esse prêmio é uma grande honra”, afirma.

A ocultação do vídeo ocorre em meio às apurações conduzidas pelo Banco Central, pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF). As investigações apontam indícios de que carteiras de crédito adquiridas pelo Banco Master, no valor de R$ 12,2 bilhões, teriam sido forjadas e usadas para inflar artificialmente o balanço da instituição. Posteriormente, esses ativos foram repassados ao BRB (Banco de Brasília) em um momento de dificuldades de liquidez do Master.

Em depoimento à Polícia Federal, Daniel Vorcaro negou qualquer fraude e afirmou que não tinha conhecimento sobre quais créditos seriam bons ou ruins. Procurado pela coluna Painel, o Grupo Lide afirmou, em nota, que “o vídeo permanece ativo no canal”. Pouco depois, o conteúdo voltou a aparecer normalmente tanto na página do grupo quanto na playlist do evento.

O que é o Lide

Fundado em 2003 pelo ex-governador paulista João Doria, que hoje integra seu conselho, o Lide se consolidou como um dos principais articuladores de encontros entre empresários, políticos e integrantes do Judiciário no Brasil. A atuação da entidade se caracteriza pela promoção de relações estratégicas, embora o termo lobby não seja utilizado oficialmente, dada a proibição legal da prática no país.

Em 2019, Doria, então governador de São Paulo, participou de um almoço-debate com Dias Toffoli, então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que também é apontado como alguém com ligações diretas a Vorcaro. O tema do almoço, segundo o Gazeta do Povo, era convidar magistrados para um evento do Lide em Nova York.

No site oficial, o grupo se define como “especializados em potencializar a capacidade de fazer negócios com rapidez e eficácia, seja pela produção e disseminação de conteúdo, promoção de relacionamento ou experiência de marca”. A promoção de relacionamento é um dos pilares centrais da atuação da entidade.

Presente em cinco continentes, o Lide mantém unidades no Brasil e no exterior, incluindo países como Alemanha, Argentina, Austrália, China, Inglaterra, Itália, Suíça e Estados Unidos. A sede do grupo fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.