O vídeo de Garotinho na ambulância e a vingança da Globo. Por Kiko Nogueira

Atualizado em 18 de novembro de 2016 às 14:42

resit-696x455

Nada explica a insistência e a frequência com que a Globo tem divulgado o vídeo em que Garotinho aparece numa ambulância, se recusando a deixar um quarto no hospital Souza Aguiar, no Rio.

A não ser a vingança mais sórdida e a pura e simples falta de humanidade.

As imagens são tristes e você precisa ser um demente para se comprazer com elas. Ele pede para os agentes da Polícia Federal o largarem. A filha grita, chorando, implora para os agentes não levarem o pai.

Qual é a possível relevância jornalística disso para que se dê tamanho destaque? Como é que jornalistas podem achar que estão prestando algum serviço?

A GloboNews transmite esse show de horror a cada 15 minutos. Num programa, chamaram o ex-governador de “mitômano”, “desonesto” e “chiliquento”.

Escreva “Garotinho” no Google e todos os primeiros resultados da busca dão na Globo e no vídeo.

E se fossem, digamos, parentes dos donos da emissora? E se fosse um dos irmãos Marinho?

Não estou, obviamente, defendendo os malfeitos de Garotinho. Se cometeu crimes, que pague.

Joaquim de Carvalho já falou, aqui no DCM, sobre a acusação de crime eleitoral ser suspeita.

João Doria, lembra Joaquim, foi acusado por correligionários de comprar voto para garantir sua indicação para ser candidato e nada aconteceu. Nem julgamento houve.

Garotinho não está condenado juridicamente a nada. Ainda que estivesse — vale o linchamento virtual? Ele merece? Para que serve o Estado de Direito?

É vendetta por que Garotinho falou do caso de sonegação ao vivo no RJ TV?

Se a maior televisão brasileira faz isso, como se surpreender quando mentecaptos invadem a Câmara pedido intervenção militar?

Em sua coluna na CBN, Miriam Leitão, indignada, protestava contra os “intervencionistas”. Conseguiu não mencionar, em nenhum momento de sua diatribe, que eles gritavam o nome de Moro.

Eis um dado, este sim fundamental, devidamente sonegado.

Eles são todos da mesma turma e as cenas que vemos é resultado de um país golpeado e profundamente doente e em estado de histeria coletiva.

O Brasil, como me disse um amigo, é uma concessão da Globo.