O voto de Bolsonaro a ser disputado é o não-facista. Por Fernando Brito

Atualizado em 22 de fevereiro de 2023 às 16:28
Chargista: Luciano Kayser. Reprodução: O Tijolaço

Publicado originalmente em O Tijolaço

“É o jeitão” dele, dizem os aliados de Jair Bolsonaro para justificar, um após o outro, coices e absurdos ditos, de maneira quase gutural, pelo candidato a Fürher do Brasil.

Deixo-o de lado, neste texto, porém, e trato do que aconteceu com esta sociedade que caminha para a barbárie, orgulhosamente e usando Jesus Cristo às avessas, abolindo a fraternidade e até mesmo a empatia, seu degrau mais acessível.

 

Mas, como na desculpa de que “é o jeitão dele”, embora seja cada vez menor o desconforto e mais aberta a estupidez, ainda há resquícios desta vergonha de aderir a quem é assim.

É apenas ver quantos se encobriram , nas pesquisas, declarando voto em Ciro, em Simone Tebet ou proclamando-se indecisos para, na solidão da urna, marcarem nela o nome de Bolsonaro. Foram de 4 a 5 milhões de votos obtidos assim, de última hora, basicamente do “medo de Lula”.

Deve-se a eles não ter sido liquidada a eleição em primeiro turno.

Mas não é a eles que se deve a assustadora votação bolsonarista. Ela seria grande, pelo processo de destruição a que, deliciosamente, a direita tradicional, mas não a imensidão de 43% dos eleitores.

Este volume aconteceu por contada máquina de pastores evangélicos que opera a maior manipulação de eleitores da história do Brasil.

Os números do Datafolha, que dão um apoio eleitoral de 61% dos eleitores evangélicos, contra 30% de Lula, num universo de 30 milhões de eleitores, representam 9 milhões de votos. Sem esta diferença, a vantagem de Lula teria sido na ordem de 15 milhões de votos, uma decisão incontestável da sociedade.

 

 

São estes dois grupos movidos mais pela desinformação e preconceito, mais que por uma ideologia fascista, que devem ser o alvo destes dias finais de campanha.

O Brasil precisa deles para não correr o risco de cair num regime ditatorial que já nem se constrange mais que vai manipular tudo, a começar pelo Supremo Tribunal Federal e ao poderio extremista que conseguiu no Congresso para acabar de vez com a democracia brasileira.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link