Obama sobre o caso George Floyd: “Como tornar este momento o ponto de virada para mudanças reais”

Atualizado em 3 de junho de 2020 às 17:06

Em seu perfil no Medium, o ex-presidente dos EUA Barack Obama diz que a morte de George Floyd por um policial pode ser um ponto de mudança contra o racismo.

À medida em que milhões de pessoas em todo o país saem às ruas e levantam suas vozes em resposta ao assassinato de George Floyd e ao problema contínuo de injustiça, muitas pessoas se perguntam como podemos apoiar esse momento para provocar mudanças reais.

Em última instância, caberá a uma nova geração de ativistas moldar estratégias que melhor se ajustem aos novos tempos. Mas acredito que há algumas lições básicas a serem tiradas dos esforços passados que merecem ser lembradas.

Primeiro, a onda de protestos em todo o país representa uma frustração genuína e legítima ao longo de décadas de falha na reforma das práticas policiais e no sistema de justiça criminal nos EUA. A esmagadora maioria dos participantes tem sido pacífica, corajosa, responsável e inspiradora. Eles merecem nosso respeito e apoio, não condenação – algo que a polícia de cidades como Camden e Flint compreendeu de forma louvável.

De outro lado, a pequena minoria de pessoas que recorreu à violência, seja por raiva genuína ou por mero oportunismo, está colocando pessoas inocentes em risco, agravando a destruição de bairros que costumam ter poucos serviços e investimentos e prejudicando a causa maior. Vi uma negra idosa sendo entrevistada aos prantos, porque o único supermercado do bairro havia sido destruído.

Esse mercado pode levar anos para se recuperar. Portanto, não vamos desculpar, racionalizar ou participar dessa violência. Se queremos que nosso sistema de justiça criminal e a sociedade americana em geral opere em um código ético mais elevado, precisamos modelar esse código por nós mesmos.

Segundo, ouvi algumas pessoas sugerindo que o problema recorrente do viés racial em nosso sistema de justiça criminal prova que apenas protestos e ações diretas podem trazer mudanças, e que votar e participar da política eleitoral é uma perda de tempo. Eu não poderia discordar mais.

O objetivo do protesto é aumentar a conscientização do público, destacar as injustiças e tornar desconfortáveis os poderes; de fato, ao longo da história americana, muitas vezes o sistema político só prestou atenção às comunidades marginalizadas apenas em resposta a protestos e desobediência civil. Mas essas aspirações precisam ser traduzidas em leis e práticas institucionais específicas e em uma democracia – que só acontece quando elegemos representantes do governo que respondem às nossas demandas.

Além disso, é importante entendermos quais níveis de governo têm o maior impacto em nosso sistema de justiça criminal e nas práticas policiais. Quando pensamos em política, muitos de nós se concentram apenas na presidência e no governo federal.

E sim, devemos lutar para garantir que tenhamos um presidente, um Congresso, um Departamento de Justiça dos EUA e um judiciário federal que realmente reconheça o papel corrosivo e contínuo que o racismo desempenha em nossa sociedade e que deseje fazer algo a respeito. Mas as autoridades eleitas que mais importam na reforma dos departamentos policiais e no sistema de justiça criminal trabalham nos níveis estadual e municipal.

São prefeitos e chefes de condado que nomeiam os chefes de polícia e negociam acordos de negociação coletiva com sindicatos policiais. São os promotores e os defensores públicos que decidem se devem ou não investigar e, finalmente, cobrar dos envolvidos em má conduta policial. São todas autoridades eleitas.

Em alguns lugares, também são eleitos corregedores da polícia com o poder de monitorar a conduta policial. Infelizmente, a participação dos eleitores nessas eleições geralmente é muito baixa, especialmente entre os jovens – o que não faz sentido, devido ao impacto direto dessas autoridades nas questões de justiça social – essas disputas, muitas vezes, são definidas por apenas centenas de votos.

Portanto, o ponto principal é o seguinte: se queremos trazer mudanças reais, a escolha não é entre protesto e política. Temos que fazer as duas coisas. Temos que nos mobilizar para aumentar a conscientização, e temos que organizar e votar para garantir que elejamos candidatos que atuarão em reforma.

Quanto mais específicas nossas demandas por reforma da polícia, mais difícil será para os funcionários eleitos oferecerem apenas elogios à causa e depois deixarem tudo como está quando os protestos acabarem. O conteúdo dessa agenda de reformas será diferente para cada lugar.

Uma cidade grande pode precisar de um conjunto de reformas; uma comunidade rural pode precisar de outro. Algumas agências exigirão reabilitação por atacado; outros devem fazer pequenas melhorias. Todo órgão de aplicação da lei deve ter políticas claras, incluindo um órgão independente que conduz investigações de suposta má conduta policial. A reforma para cada comunidade exigirá que ativistas e organizações locais estudem qual estratégia vai funcionar melhor.

Para começo de conversa, deixo aqui um relatório e um kit de ferramentas desenvolvido pela Conferência de Liderança em Direitos Civis e Humanos, baseado no trabalho da Força-Tarefa sobre Policiamento do Século XXI que eu formei quando estava na Casa Branca. E se você estiver interessado em tomar medidas concretas, também criamos um site na Fundação Obama para agregar recursos e organizações que fazem o bom combate nos níveis local e nacional há anos.

Reconheço que esses últimos meses foram difíceis e desanimadores – que o medo, a tristeza, a incerteza e as dificuldades de uma pandemia foram agravados por lembretes trágicos de que preconceito e desigualdade ainda moldam muito da vida americana.

Mas assistir ao aumento do ativismo dos jovens nas últimas semanas, de todas as raças e credos, me deixa esperançoso.  Se, daqui para frente, pudermos canalizar nossa raiva em ações pacíficas, sustentadas e eficazes, esse momento poderá ser um verdadeiro ponto de virada na longa jornada de nosso país para cumprir nossos ideais mais elevados.

Mãos à obra!