analise

Ocupação do triplex pelo MTST é legítima porque força a discussão: quem é o dono? Por Joaquim de Carvalho

Se é do Lula, é do povo

O processo em que Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão produz uma das maiores aberrações jurídicas de que se tem notícia. O Tribunal Regional Federal da 4a. Região aceitou como válida a decisão de Sergio Moro de atribuir a propriedade do imóvel a Lula.

Como lembrou o processualista Afrânio Silva Jardim, em artigo publicado, não existe no Código Civil o conceito de atribuição de propriedade. Ou ela pertence a alguém, ou não pertence. E o que define se pertence ou não é a escritura de compra e venda, com registro do cartório de imóveis.

Não fosse assim, um juiz poderia atribuir a você a propriedade de um automóvel apenas porque você foi à concessionária e fez um test drive. Ou poderia atribuir a outro a casa onde você mora, que está em seu nome, com registro em cartório.

O triplex no Guarujá, preparado pela OAS para ser entregue a Lula, foi rejeitado por este, conforme fica claro pelos testemunhas e pelas demais evidências, como a ida dele ao local apenas uma vez, para ver o apartamento e concluir que não interessava a ele.

Dona Marisa, que tinha uma cota do condomínio onde está o triplex, foi mais uma vez, mas também não quis ficar com o apartamento. E entrou na justiça para reaver o que havia pago como cota do condomínio, comprada quando as obras ainda estavam em andamento.

Depois da construção, a OAS colocou o imóvel para garantir dívida. Lula teria que ser o chefe de quadrilha mais burro da história da humanidade se aceitasse como propina um bem que poderia lhe ser tomado a qualquer momento, para garantir débitos da OAS.

Se a OAS era laranja de Lula, como insinua Moro em sua sentença, o ex-presidente ou seus familiares deveriam pelo menos usufruir de um bem do qual tinha a propriedade dissimulada. Mas nenhum Lula da Silva ou pessoa indicada por eles passou uma noite sequer no local. Ou uma tarde, ou uma amanhã. Nada.

Por isso, faz todo sentido a ocupação do triplex realizada há pouco pelo MTST e o Povo Sem Medo. “Se é do Lula, é nosso”, diz uma das faixas colocadas na varanda. “Se não é, por que prendeu?”

O triplex não é uma questão de propriedade civil, é objeto de uma disputa política em que se envolveu um setor do Judiciário.

A ocupação no início da manhã desta segunda-feira, 16 de abril. Militantes do MTST se colocaram em frente ao condomínio e alguns entraram. Mas a maior parte ficou na calçada, cantando refrães como:

“O Povo sem Medo chegou”, “Pisa ligeiro, pisa ligeiro, se não pode com a formiga, não pisa no formigueiro”.

Diziam ainda: “Se é do Lula, é nosso, a-há, u-hu”. Pessoas que passavam pela avenida, onde estavam homens e mulheres, com bandeiras vermelhas, ouviam:

“Repatriar o poder popular”.

A prisão de Lula, consequência de um processo contestado por mais de 100 juristas, produz efeitos que vão muito além da carceragem da Polícia Federal em Curitiba e de suas imediações. O gigante, efetivamente, pode estar acordando.

A presença do MTST na avenida do Guarujá lembra a todos que o processo contra Lula é político

Joaquim de Carvalho

Jornalista, com passagem pela Veja, Jornal Nacional, entre outros. joaquimgilfilho@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Joaquim de Carvalho

Recent Posts

Israel pode ter enterrado cerca de 20 pessoas vivas em vala, diz defesa civil de Gaza

A defesa civil de Gaza informou na quinta-feira que pelo menos 20 palestinos podem ter…

5 minutos ago

SP: Roubos e furtos caem no 1º trimestre, mas latrocínios aumentam

O estado de São Paulo registrou uma queda de 14,5% nos casos de roubos no…

37 minutos ago

O inesperado poder de um senador do segundo time do bolsonarismo. Por Moisés Mendes

Publicado originalmente no "Blog do Moisés Mendes" Tem cheiro ruim saindo do caso do senador…

48 minutos ago

Governo de SP culpa vítimas por aumento do feminicídio no estado

O estado de São Paulo enfrenta um cenário alarmante com o registro de 23 mortes…

50 minutos ago

Entenda como o “pastor do PCC” ficou milionário lavando dinheiro em suas igrejas

Geraldo dos Santos Filho, conhecido como Pastor Júnior, foi preso após acumular um patrimônio estimado…

1 hora ago

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril,…

1 hora ago