Old Serra X Red Ed

Atualizado em 13 de junho de 2013 às 17:22
Red Ed

 

Veja o que está acontecendo na Inglaterra.

O Partido Trabalhista, de centro esquerda, perdeu as últimas eleições depois de ficar mais de uma década no poder, primeiro com Tony Blair, em seguida com Gordon Brown.

A derrota provocou uma renovação imediata. Um novo líder emergiu entre os trabalhistas, Ed Miliband. Red Ed, como o chamam, por ser mais à esquerda – vermelho, portanto —  que o habitual no trabalhismo.

Ed chegou com uma mensagem fresca para os ingleses, mais ou menos como o socialista François Hollande entre os franceses. Numa palavra, chega de mimar os ricos. (A expressão é de um deles, o bilionário americano Warren Buffett, que mudou a agenda política e econômica dos Estados Unidos depois de protestar indignadamente por pagar uma taxa menor de imposto que sua secretária.)

Nesta semana houve eleições municipais na Inglaterra. Os trabalhistas de Red Ed triunfaram espetacularmente. Para muitos observadores, Milliband colocou já um pé no número 10 da Downing Street, a sede do poder em Londres. É apenas uma questão de tempo o segundo pé.

Enquanto isso, no Planeta PSDB.

Bem, é o oposto. José Serra perde uma, perde duas vezes – e continua a ocupar um lugar que ceifa o surgimento de idéias novas e rostos novos.

O PSDB de Serra é um anacronismo na Era dos 99%. Não fala com o povo, e nem com a classe média menos retrógrada – que também se cansou de tanta iniquidade social. Porque isso se volta contra ela mesma, obrigada a coisas como erguer muros medonhos em sua casa e amedrontada a cada vez que sai para as ruas.

Dizer que Serra partiu para o sacrifício ao aceitar concorrer à Prefeitura de São Paulo é um desafio ao bom senso. O real serviço que ele prestaria a seu partido era dizer: “Para mim, deu.”

Mas não.

Ele insiste, e insiste, e insiste, e assim torna extremamente confortáveis as coisas para o PT.