Óleo de soja é substituído por banha de porco por causa do preço

Atualizado em 1 de maio de 2022 às 23:22
clientes estão trocando gordura vegetal por banha de porco
banha de porco
Foto: Reprodução

Com a alta dos preços, muitos consumidores estão buscando alternativas mais viáveis no mercado. O uso da banha de porco foi um dos substitutos encontrados para o òleo de soja, que teve um aumento de 24% nos últimos 12 meses.

No entanto, a banha desse ser consumida com cautela. Um dos benefícios da gordura animal é que ela é mais resistente ao calor. Já que o azeite e alguns óleos vegetais começam a sofrer transformações em suas estruturas químicas ao serem aquecidos numa temperatura maior do que as indicadas.

Porém, a alta quantidade de gorduras saturadas pode ser um problema. A banha é composta de quantidades equilibradas de gorduras saturadas (40%) e insaturadas (60%). Contudo, comparada a óleos vegetais, a  quantidade é bem maior, por exemplo no azeite a quantidade é de apenas 18%.

Ambos os tipos de gorduras são necessários para o bom funcionamento do corpo, no entanto, as saturadas devem ser consumidas com um pouco mais de cuidado.

Segundo a Anvisa, a ingestão da gordura saturada deve ser apenas 22g ao dia por uma pessoa que consome 2.000 calorias diárias, enquanto as insaturadas podem chegar a 33g. O problema é que é mais fácil encontrar a gordura saturada nos alimentos, já que ela está presente nas carnes (vermelha e branca), queijos e derivados do leite, sem contar produtos industrializados.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link