Onde doar roupas de frio e cobertores em São Paulo. Por Marcia Sousa

Atualizado em 19 de maio de 2022 às 10:07
Onde doar roupas de frio e cobertores em São Paulo. Por Marcia Sousa
Pessoa organiza pilha de roupa para doação
Foto: Reprodução

Por Marcia Sousa

O momento pede solidariedade e agasalhos ajudam a salvar vidas! Confira pontos de doação

O frio chegou e o Centro-Sul do país já vive uma queda brusca nas temperaturas. Esta onda de frio – provocada por uma massa de ar de origem polar – pode levar a capital paulista a registrar mínima de 6ºC na quarta-feira (18). O clima hostil nos leva a buscar formas de nos mantermos aquecidos e também a ajudar às populações vulneráveis a passarem por este momento de forma digna.

Organizações sociais e órgãos públicos estão ampliando os serviços de atendimento e segurança alimentar. Segundo o Censo da População em Situação de Rua de 2021, só na cidade de São Paulo há 31.884 pessoas em situação de rua, sendo que parte delas vivem em abrigos.

Para a população em geral, o frio aumenta as dores crônicas e o número de casos de doenças vasculares. Para os sem-tetos, a situação é ainda pior, pois muitos já têm condições frágeis de saúde: além de hipotermia, doenças como pneumonia levam pessoas a óbito quando o frio é intenso e não há condições de se aquecer adequadamente.

Desapegue de agasalhos, toucas, roupas de frio em geral, em boas condições de uso, e doe para quem necessita. Importante também levar peças limpas para uso imediato. Confira abaixo locais onde é possível realizar a doação de artigos de frio:

Paróquia São Miguel Arcanjo

Rua Taquari, 1100 (Belenzinho, Centro de São Paulo)

Casa de Oração do Povo da Rua

Rua Djalma Dutra, 3 (Luz, Centro de São Paulo)

Solidariedade Vegan

São dois locais de doação: Ponto de coleta na rua Cesário Ramalho, 157, no bairro do Cambuci, das 10h às 18 horas, de segunda a sábado e ponto de coleta na rua Rego Freitas, 542, Centro, das 08 às 19 horas, todos os dias.

Doações em dinheiro

Algumas organizações também pedem a doação em dinheiro, de forma que possam destinar para a compra dos itens necessários. É o caso da ONG SP Invisível que pedem o Pix para o e-mail [email protected] e da instituição Arsenal da Esperança – que abriga mais de mil homens em situação de rua na Mooca – e recebe a transferência em dinheiro em Sermig (Arsenal da Esperança) Ass. Assindes Sermig no banco Santander, agência 0144 e conta 13-003147-6 ou o Pix para o CNPJ: 62.459.409/0001-28.

Inverno Solidário 2022

Para além da emergência desta semana, é possível realizar doações para o inverno que se aproxima. Já começou, por exemplo, a Campanha de Inverno do Governo de São Paulo que busca arrecadar cobertores novos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até 21 de setembro você pode doar nos seguintes locais:

Estações da CPTM 

Todas as estações das linhas 7 – Rubi, 8 – Diamante (exceção das estações Amador Bueno e Santa Rita), 9 – Esmeralda, 10 – Turquesa, 11 – Coral, 12 – Safira e 13 – Jade.

Estações do Metrô 

Todas as estações das linhas 1 – Azul, 2 – Verde, 3 – Vermelha e 15 – Prata.

Terminais da EMTU

Terminais São Mateus, Santo André Oeste, Santo André Leste, São Bernardo do Campo, Piraporinha, Diadema, Jabaquara, Taboão, CECAP, Vila Galvão, Luiz Bortolosso, Cotia e Carapicuíba.

Poupatempo 

Todas as unidades de São Paulo.

Dica do CicloVivo

Veja se no seu bairro alguém está precisando de ajuda e faça a doação direta. Ao ver pessoas em situação de rua precisando de acolhimento, ligue 156.

(Texto originalmente publicado em CICLOVIVO)

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link