ONU recebe alerta sobre ameaças a cortes superiores no Brasil e risco totalitário após eleição

Atualizado em 18 de maio de 2022 às 16:26
Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro
Foto: AFP / Evaristo Sa

O relator especial para a Independência de Juízes e Advogados da ONU, Diego Garcia, recebeu na terça-feira (17) um documento com o alerta de 80 professores e juristas brasileiros para “uma campanha sem precedentes de desconfiança e ameaças” contra cortes superiores no Brasil, segundo a coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o ofício, a independência judicial no Brasil enfrenta desafios que não eram vistos desde a redemocratização pós-ditadura militar (1964-1985). O texto diz ainda que as eleições de 2022 e a garantia democrática estão ameaçadas pelos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.

O documento foi criado pelo Observatório para Monitoramento dos Riscos Eleitorais no Brasil (Demos), integrado por pesquisadores do direito e da ciência política como Emílio Peluso Neder Meyer, Clara Iglesias Keller, Estefânia Maria de Queiroz Barboza e Diego Werneck Arguelhes.

“Bolsonaro tem investido fortemente para deslegitimar as eleições. Ele tem afirmado repetidamente —sem nunca fornecer nenhuma evidência— que o sistema de votação eletrônica que o país adotou nos anos 1990 está aberto à manipulação deliberada”, dizem os pesquisadores, segundo a coluna.

“Aqueles que acreditam que a democracia no Brasil está suficientemente garantida e protegida e que as instituições estão perfeitamente funcionando estão enganados. Não é exatamente fácil ver quando a linha entre democracia e ditadura foi atravessada, e o Brasil pode estar cruzando essa linha nos próximos meses”, afirmam.

O documento também pede que a ONU realize uma visita oficial ao Brasil para mapear os ataques à Justiça brasileira e ouvir magistrados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), além de membros da sociedade civil. Solicita ainda que sejam cobradas explicações do governo brasileiro.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link