ONU aprova resolução contra a Rússia; Veja como votou o Brasil

Atualizado em 2 de março de 2022 às 14:52
ONU aprova resolução contra a Rússia
Embaixador brasileiro em sessão extraordinária da Assembleia-Geral da ONU

A Assembleia-Geral da ONU aprovou hoje (2) uma resolução contra a Rússia pela invasão à Ucrânia, por 141 votos a favor, 5 contra e 35 abstenções. A resolução foi proposta em conjunto por 95 dos 193 países que fazem parte do colegiado. O Brasil votou favorável ao documento.

O Brasil não estava junto ao grupo que propôs a resolução, porém votou a favor da proposta. Os países que votaram contra foram Belarus, Coreia do Norte, Eritreia, Rússia e Síria. As abstenções incluem China, Índia, África do Sul, Irã, Cuba, El Salvador, Nicarágua, Sudão e Uganda, entre outros.

A resolução condena a invasão russa na Ucrânia, reafirma que nenhuma conquista de território por ameaça ou uso da força deve ser reconhecida como legal e expressa grave preocupação com os relatos de ataques a civis no país vizinho.

Leia mais:

1- Bolsonaro levou 32 militares para a Rússia e gastou mais de R$ 1 milhão

2- 498 militares russos morrem durante operação especial na Ucrânia, diz Ministério da Defesa da Rússia

3- Rússia diz que uma Terceira Guerra Mundial seria nuclear e destrutiva

Resolução da ONU contra a Rússia

O documento diz que existe independência da Ucrânia como país e sua integridade territorial, além de lamentar o que a entidade chama de agressão da Rússia e pede que Moscou retire suas tropas do país vizinho imediatamente. Além de deplorar também o envolvimento de Belarus no conflito.

A Assembleia-Geral, porém, não pode aplicar medidas, como sanções ou envio de missões de paz. Só o Conselho de Segurança tem autoridade para isso. Essa instância das Nações Unidas é formada por 15 países, cinco dos quais com assentos permanentes e com poder de veto e outros dez em vagas rotativas. Como a Rússia é membro fixo do órgão, pode barrar medidas contra si. O Brasil atualmente tem posição temporária. 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link