Conselho da ONU aprova sessão de emergência para discutir guerra na Ucrânia

Atualizado em 27 de fevereiro de 2022 às 18:32
Conselho da ONU aprova sessão de emergência. Foto da mesa em formato circular com vários representantes diplomáticos reunidos
Nesta ocasião, nenhum país tem direito ao poder de veto. Foto: Seth Wenig / AP

O Conselho de Segurança da ONU aprovou, neste domingo (27), uma sessão de emergência para discutir guerra na Ucrânia. Enquanto a Rússia votou contra, a China, Índia e Emirados Árabes se abstiveram.

A resolução foi promovida pelos Estados Unidos e pela Albânia e aprovada por 11 países, embora neste tipo de resolução nenhum integrante tenha direto a veto. Ronaldo Costa Filho, diplomata brasileiro, confirmou o voto brasileiro da reunião de emergência.

Leia mais:

1 – Decisão aconteceu durante reunião do Conselho de Segurança

2 – Lula diz que Nações Unidas está virando decorativa por não fazer nada para evitar conflito

3 – Denúncia de Lula contra Moro deve ser julgada em breve pela Nações Unidas

Brasil vem adotando postura contrária à Rússia na ONU

Na sexta-feira, o embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas, Ronaldo Costa Filho, votou a favor de uma resolução que condena os ataques russos na Ucrânia. Apenas China, Índia e Emirados Árabes Unidos se abstiveram.

Apesar disso, Filho vem mantendo um tom de equilíbrio em relação conflito entre Ucrânia e Rússia. Na ocasião, ele disse que usar a força contra a integridade de outro território é inaceitável.

“É necessário negociar estas condições. O Brasil procura esse equilíbrio, manter o espaço para diálogo e também sinalizar que a força contra a integridade do território de um membro não é aceitável hoje em dia”, disse o embaixador.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram clique neste link