Operação da FAB destrói aeronave e prende duas pessoas na Terra Yanomami, em RR

Atualizado em 8 de abril de 2023 às 14:07
Aeronave foi queimada na operação. Foto: Comando Operacional Conjunto Amazônia

Uma aeronave foi destruída e duas pessoas foram presas durante uma operação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A operação, divulgada na sexta-feira (7), ocorreu em uma pista clandestina de garimpo ilegal na região sudeste de Surucucu, próximo à fronteira com a Venezuela.

Deflagrada a partir de ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), os agentes pousaram no local na última quinta-feira (6) em um helicóptero da Marinha, foi utilizado um equipamento de visão noturna chamado NVG (do inglês, Night Vision Goggles).

“Durante a Operação Yanomami, a FAB tem identificado diversos garimpos entre ativos e inativos, pistas de pouso não homologadas e exploração mineral de cassiterita”, informou a FAB.

A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Força Nacional (FN).

Segundo informações da FAB, após a prisão e destruição dos equipamentos, os suspeitos foram entregues às autoridades em Boa Vista, capital de Roraima.

Com a volta do controle aéreo, as aeronaves que descumprirem as regras estabelecidas nas áreas determinadas pela Força Aérea, estarão sujeitas às Medidas de Proteção do Espaço Aéreo (MPEA).

Desde o dia 20 de janeiro, a Terra Yanomami está em estado de emergência em saúde pública devido ao cenário de desassistência ao longo da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Desde então, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atua para frear a crise com envio de profissionais de saúde, cestas básicas e a retirada de mais de 20 mil invasores das terras indígenas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link