
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Campinas (SP) e o 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) deflagraram nesta quinta-feira (30) uma operação que tem como alvo um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação mira traficantes foragidos, agiotas, empresários e influenciadores digitais com atuação em cidades do interior paulista.
Entre os investigados estão Sérgio Luiz de Freitas Filho, conhecido como “Mijão”, “Xixi” ou “2X”, e Álvaro Daniel Roberto, o “Caipira”. Ambos são apontados como chefes do PCC e estão foragidos há anos, sendo considerados dois dos criminosos mais procurados do país.
Ao todo, foram expedidos nove mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, além do bloqueio de 12 imóveis de luxo e valores em contas bancárias. As ações se concentram em condomínios de alto padrão de Campinas, como Alphaville, Entreverdes, Jatibela e Swiss Park, além de Mogi Guaçu e Artur Nogueira.
Durante o cumprimento dos mandados, houve confronto entre policiais e um dos suspeitos. O homem morreu no local, e um policial militar foi baleado e levado ao Hospital de Clínicas da Unicamp, onde permanece sob cuidados médicos.

 
		/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/8/K/QAbCyPQIaMREePxfyPmA/instagram-dutrotecampinas-4-.jpg)