Operação policial no Rio tem 7 mortos em confrontos e 2 PMs feridos

Atualizado em 27 de fevereiro de 2024 às 12:11
Barricadas em chamas no Complexo da Penha — Foto: Reprodução

Uma operação conjunta das polícias Militar e Civil resultou na morte de pelo menos 7 suspeitos, além de deixar dois PMs feridos e 5 homens detidos, em comunidades do Rio de Janeiro controladas pelo Comando Vermelho (CV), a maior facção do tráfico no estado, conforme informações do G1.

A ação impactou milhares de alunos, levando ao fechamento de escolas e restringindo a locomoção das pessoas devido aos tiroteios. Uma bala perdida atingiu o travesseiro de uma mulher enquanto ela dormia, no Engenheiro da Rainha.

A força-tarefa tem como objetivo capturar líderes do CV responsáveis pelas recentes disputas territoriais no Rio, especialmente na Zona Oeste da capital. Um dos alvos é Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca.

Onde teve operação

A operação abrangeu diversas comunidades, incluindo o Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Juramento, Juramentinho e Ipase em Vicente de Carvalho, Flexal em Inhaúma, Guaporé, Tinta e Quitungo em Brás de Pina e Cordovil, e Cidade de Deus na Zona Oeste.

Durante a operação, traficantes ergueram barricadas em várias favelas para tentar deter o avanço da polícia, gerando colunas de fumaça visíveis à distância.

Além disso, a PM realizou cercos durante a madrugada em favelas como a Rocinha para impedir a fuga de criminosos. Na cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, quatro suspeitos morreram em um confronto com militares do 21º BPM (Meriti) quando tentavam escapar em um carro roubado do Complexo da Penha em direção à Comunidade Trio de Ouro.

Durante a ação, foram apreendidos 2 fuzis calibre 7.62, 4 carregadores, 2 rádios comunicadores e 1 capa de colete balístico, além do veículo roubado. Na comunidade Flexal em Inhaúma, quatro criminosos foram atingidos em um confronto, resultando na morte de três deles, e 2 pistolas foram apreendidas.

Em Nova Brasília, no Complexo do Alemão, houve um confronto entre criminosos armados e o Bope, resultando em três suspeitos feridos. Durante a ação, foram apreendidos três fuzis, oito carregadores de fuzis, três rádios comunicadores e munição.

Em Quitungo, dois adolescentes foram apreendidos com rádios comunicadores e drogas por equipes do 16º BPM (Olaria). Além disso, na Av. Brás de Pina, criminosos armados em um carro atiraram contra policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Vila Cruzeiro, resultando em um confronto. Os bandidos fugiram a pé, mas os policiais conseguiram apreender no veículo 31 tabletes de maconha prensada e uma pistola.

Durante as ações, dois policiais ficaram feridos, um deles sendo atingido no braço no Complexo da Penha e outro ferido por estilhaços durante a operação.

Escolas fechadas

A operação também afetou significativamente o funcionamento das escolas na região. Na rede municipal de educação, 24 unidades escolares na região do Complexo da Maré foram impactadas, afetando 8.140 alunos.

No Complexo da Penha, 16 escolas foram afetadas, prejudicando 4.894 alunos. Já no Complexo do Alemão, 20 unidades escolares foram afetadas, afetando 7.185 alunos. No Morro do Trem, 2 escolas foram impactadas, prejudicando 342 alunos. Na rede estadual, 2 colégios no Alemão e 2 na Maré não abriram, mas o número de estudantes afetados não foi informado pelo governo.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link