Operação “Southern Spear”: EUA prometem “remover narcoterroristas do hemisfério”

Atualizado em 13 de novembro de 2025 às 21:54
ecretário de Defesa, Pete Hegseth, olhando pra frente e apontando, sério
Secretário de Defesa americano, Pete Hegseth – Reprodução

Nesta quinta-feira (13), o governo dos Estados Unidos anunciou o lançamento da operação “Operation Southern Spear”. A missão foi divulgada pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, em publicação nas redes sociais, assinalando ordens do presidente Donald Trump para “defender a pátria” e “remover narcoterroristas do hemisfério”.

Hegseth afirmou que “o hemisfério ocidental é a vizinhança da América — e nós o protegeremos”. Ele detalhou que a operação visa “defender nosso lar, remover narcoterroristas do nosso hemisfério e garantir nosso lar das drogas que estão matando nosso povo”.

A missão ficará a cargo do United States Southern Command (SOUTHCOM) — o comando de combate dos EUA responsável por 31 países da América do Sul, América Central e Caribe.

O comando de combate atua em vasto território, desde a América Central até a América do Sul e o Caribe, coordenando operações militares, de interdição marítima e cooperação de segurança regional.

Na publicação de Hegseth, não foram fornecidos detalhes precisos sobre os alvos ou a logística da operação. A ênfase está em ações militares mais amplas para conter redes de narcotráfico classificadas como “narcoterroristas”.

Com o anúncio, abre-se uma nova fase da política americana de combate ao narcotráfico no hemisfério ocidental, marcada por ação militar declarada em vez de apenas medidas de policiamento.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.