Oposição usa fake news contra PL das Fake News e leva vantagem nas redes

Atualizado em 1 de maio de 2023 às 18:25
Brasília (DF) – Os veículos de comunicação do Senado lançam campanha contra as fake news. A intenção é conscientizar cada cidadão da importância de não divulgar notícias falsas. Foto: Pedro França/Agência Senado

Parlamentares de oposição têm usado de fake news para protestar contra o Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, nas redes. A discussão sobre o projeto teve início na última terça (25), quando foi aprovada urgência para a votação do texto. A informação é do Congresso em Foco.

Políticos e canais de extrema direita têm dados as cartas no debate sobre o tema utilizando fake news. Eles foram responsáveis por 93% das 2.101.280 visualizações geradas por postagens que traziam o termo “2630” no conteúdo entre os dias 18 e 28 de abril.

A professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Letícia Capone, pesquisadora do grupo de estudos sobre comunicação, internet e política, é a responsável pelo levantamento dos dados. Ela compilou uma série de perfis relevantes de atores políticos e veículos de informação no YouTube, Instagram e Facebook.

“Ficou bastante evidente que existe uma estratégia articulada, não apenas porque um conjunto grande de atores postou e compartilhou mensagens sobre o mesmo assunto ao mesmo tempo, mas também pela uniformização dessas mensagens”, aponta.

Ela monitora as páginas e concluiu que as contas não fizeram nenhuma publicação sobre o tema entre os dias 22 e 23 de abril. No dia 24, entretanto, foram 6.652 visualizações de vídeos e posts relacionados ao assunto. A explosão de engajamento dessas publicações ocorreu no dia seguinte (25).

O projeto tem sido chamado de “PL da Censura” e tem sido atacado por perfis como do bolsonarista Kim Paim, o Brasil Paralelo, Carla Zambelli, Eduardo Bolsonaro, Carlos Jordy e Mario Frias.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link