O que é o Orçamento Secreto, pivô da guerra entre STF e Legislativo

Atualizado em 9 de novembro de 2021 às 17:05
Congresso e STF travam guerra por conta do orçamento secreto
Arthur Lira e Rosa Weber estão em guerra por conta da suspensão das “emendas do relator”. Foto: Reprodução

Desde a última sexta (5), o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso estão em guerra. A briga se dá após a ministra Rosa Weber acabar com as “emendas do relator”, que viabilizam o Orçamento Secreto. A ordem da magistrada foi analisada em plenário da Corte e o mecanismo do Congresso considerado ilegal por 6 a 0. Votaram a favor da liminar, além da magistrada, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes.

O presidente da Câmara dos Deputados ficou revoltado com a decisão da ministra. “Quem ela pensa que é?”, foi a sua primeira reação ao ser informado.

Leia também:

1 – Assessoria explica por que disse que Marília Mendonça estava viva e bem

2 – Serrano condena ataque do PCO a Boulos, Warde e IREE: “Vileza me estarreceu”

3 – Alexandre de Moraes revoga prisão de Daniel Silveira e o proíbe de usar as redes

O que é o Orçamento Secreto

A manobra foi revelada em junho deste ano. Parlamentares negociam valores com o governo para dar a Bolsonaro apoio político. Eles usam dinheiro das “emendas do relator”, cujo processo não é transparente e não há publicidade dos documentos. Há uma espécie de “controle interno” informal de articulação política. Planilhas listam qual congressista indicou o quê, em qual valor e para qual município.

Todos os anos, parlamentares podem apresentar modificações no Orçamento por meio de diferentes emendas. Existem as individuais (RP 6), de bancada (RP 7) e de comissões (RP 8). Nos três casos, a distribuição do dinheiro é igual entre os congressistas.

Nas emendas do relator, elas acontecem por meio de acordo político, que contraria a Constituição Federal e as leis orçamentárias do ano passado. A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) proíbe a utilização de emendas para influenciar decisões de outro poder.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.