Organizações brasileiras repudiam ameaça militar contra a Venezuela

Atualizado em 4 de abril de 2020 às 0:00
Brasil e Venezuela. Foto: Reprodução

Publicado originalmente no Vermelho:

O Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela repudia energicamente as declarações feitas por Donald Trump e seus funcionários nesta quarta-feira (1° de abril), enviando navios e efetivos militares do Comando Sul dos Estados Unidos para o Mar do Caribe, próximo ao território venezuelano. Em meio a sua desastrosa postura frente a pandemia do Covid-19, que já configura uma crise humanitária com mais de 213 mil pessoas infectadas e 4,5 mil mortas só nos Estados Unidos, o governo Trump quer desviar a atenção pública para o deslocamento de tropas e equipamentos militares estadunidenses para uma suposta operação de combate ao narcotráfico e terrorismo no Caribe.

Desesperado e desgastado, Trump segue lançando mão de ações golpistas que promovem a desestabilização de regiões inteiras na tentativa de aumentar a sua popularidade em pleno ano eleitoral nos Estados Unidos. Ao mofado estilo macartista, o imperialismo estadunidense promove perseguições e ataques à soberania e autodeterminação dos povos, violando descaradamente a Carta das Nações Unidas.

Saudamos a manifestação da robusta estrutura do governo venezuelano no combate ao narcotráfico e ao terrorismo em colocar-se a disposição para qualquer cooperação e coordenação necessária para conter o avanço do narcotráfico e do crime organizado na região. Lembramos aqui que a própria vice presidenta da Venezuela, Delcy Rodríguez, denunciou na tribuna das Nações Unidas a localização exata de laboratórios de drogas em território colombiano, identificados graças ao serviço de inteligência bolivariano.

Em vez de promover a cooperação internacional e colocar a vida das pessoas em primeiro lugar, o governo Trump aposta na agressividade supremacista imperialista, promovendo um criminoso bloqueio econômico contra o governo eleito de Nicolás Maduro e o povo venezuelano, mobilizando uma das maiores operações militares dos Estados Unidos na região desde a invasão do Panamá em 1989.

Diante disso, o Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela e as entidades abaixo-assinadas repudiam energicamente as mentiras e calúnias proferidas pelo governo Trump, como também repudiam as ações militares no Mar do Caribe sob a desculpa de combate ao narcotráfico e ao terrorismo. Se querem combater o narcotráfico e o crime organizado, os Estados Unidos deveriam buscar soluções junto ao Estado colombiano, internacionalmente conhecido como o maior produtor de drogas do mundo.

#ForaImperialismo

#ForaTrump

#LasSancionesSonUnCrimen

#ConMaduroMeResteo

#PonerLaVidaAntesQueElCapital

São Paulo, 2 de abril de 2020

ORGANIZAÇÕES SIGNATÁRIAS

  1. AFRONTE – Juventude Sem Medo
  2. CAL – Comitê Anti-imperialista General Abreu e Lima
  3. CEBRAPAZ – Centro Brasileiro de Solidariedade Aos Povos e Luta Pela Paz
  4. CMP – Central dos Movimentos Populares
  5. Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro
  6. Coletivo LGBT Comunista
  7. Coletivo Negro Minervino de Oliveira
  8. Comitê Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Povos – Capítulo Brasil
  9. CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
  10. CUT – Central Única dos Trabalhadores
  11. FNL – Frente Nacional de Luta Campo e Cidade
  12. Foro de São Paulo
  13. Levante Popular da Juventude
  14. MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens
  15. MAM – Movimento Pela Soberania Popular na Mineração
  16. MMC – Movimento de Mulheres Camponesas
  17. Movimento Cultural de Olha na Justiça
  18. MST – Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
  19. PCB – Partido Comunista Brasileiro
  20. PCdoB – Partido Comunista do Brasil
  21. PT – Partido dos Trabalhadores
  22. UBM – União Brasileira de Mulheres
  23. UJC – União da Juventude Comunista
  24. UJS – União da Juventude Socialista
  25. Unidade Classista